Qual a diferença de cervicite aguda e crônica?

Perguntado por: acurado . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.4 / 5 10 votos

A cervicite é a inflamação do colo do útero e pode ser dividia em dois tipos: Crônica: sem relação com infecções, mas com trauma, produtos químicos e alergênicos como: látex de preservativos, diafragma, cremes etc.; Aguda: infecções frequentemente assintomáticas.

A cervicite, também conhecida por endocervicite, é uma inflamação do colo do útero provocada por uma variedade de organismos. Já a cervicite crônica é uma alteração no colo do útero que não causa problemas a mulher e acomete em maior proporção mulheres após o parto e que usam pílula.

A cervicite é uma inflamação que ocorre na parte inferior do colo do útero, que protege o órgão, as trompas, os ovários e a cavidade abdominal de bactérias e infecções genitais baixas.

Afinal, a cervicite pode evoluir para complicações como dor pélvica crônica, infertilidade e favorecer a gravidez ectópica.

A principal causa da infecção no cérvix são as doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), como clamídia e gonorreia. Mas essa causa não é a única, a cervicite pode acontecer por consequência de herpes, vaginose, Streptococcus, Mycoplasma genitalium e outras bactérias e também a tuberculose.

O tratamento inicial da cervicite consiste em antibióticos que são eficazes contra a clamídia e a gonorreia: Para clamídia: Azitromicina ou doxiciclina, tomada por via oral.

Complicações possíveis
Quando a infecção da cervicite avança, ela pode levar a infecção do útero (endometrite), Doença Inflamatória Pélvica Aguda (DIPA), abdome agudo infeccioso com todos os seus riscos e consequências como: infertilidade, risco de gravidez ectópica e dor pélvica crônica.

Diagnóstico. O diagnóstico de cervicite é feito com auxílio de exames ginecológicos, principalmente a colposcopia e o Papanicolau. A partir desses procedimentos é possível observar o colo do útero e extrair amostras para análise laboratorial, a fim de identificar o agente causador da infecção.

Sintomas que precisam ser investigados:
Sangramento e secreção vaginal anormal; Dor abdominal associada com queixas urinárias ou intestinais; Sangramento menstrual mais prolongado; Sangramento após a relação sexual e dores durante a relação.

A cervicite ou endocervicite é uma inflamação que atinge o colo do útero de muitas mulheres, principalmente entre os 18 e 25 anos. Essa doença é causada por bactérias, muitas delas naturais da flora vaginal, ou transmitidas por meio de relação sexual.