Quando que acaba os sintomas da menopausa?

Perguntado por: ifogaca5 . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.3 / 5 20 votos

Se você leu este artigo até aqui, já sabe que a menopausa é um período de transição, porém seus sintomas podem durar durante todo o climatério, que é quando a mulher de fato deixa de produzir seus óvulos. O climatério por sua vez pode durar até 15 anos.

Os fogachos são causados pela dilatação abrupta dos vasos sanguíneos. Com isso, logo após o calor, a mulher pode sentir frio ou suar intensamente. Quando a menopausa está próxima de acontecer, esses calores são mais frequentes, principalmente à noite. Segundo estudos, a duração média de cada fogacho é de 4 minutos.

Tenha uma alimentação saudável. A dieta tem um peso importante durante a menopausa, já que alguns alimentos podem desencadear ou agravar os sintomas. Sendo assim, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e alimentos ricos em cafeína ou em gorduras saturadas e açúcares pode ajudar a reduzir as ondas de calor.

Quando o corpo começar a dar sinais das ondas de calor, procure tomar uma bebida refrescante, como limonada gelada ou água de coco, para controlar a temperatura do corpo.

Quais os sintomas da menopausa?

  • Ondas de calor. As ondas de calor ocorrem devido a redução dos hormônios sexuais. ...
  • Irritabilidade. ...
  • Ausência de menstruação e ciclo irregular. ...
  • Alterações vaginais. ...
  • Cansaço. ...
  • Suores noturnos e dificuldade para dormir.

Se preferir, vá direto ao ponto Esconder

  • 1.1. Erva-de-são-cristóvão (black cohosh)
  • 1.2. Chá de ginseng.
  • 1.3. Chá de dong quai (angelica sinenses) e camomila.
  • 1.4. Chá de amora.
  • 1.5. Chá verde.
  • 1.6. Ginkgo biloba.

As sementes de linhaça estão na lista de remédios para menopausa por serem fonte de fibra, proteínas, gorduras ômega 3, manganês, fósforo, cobre, selênio e vitamina B1. Semelhante à soja, a semente de linhaça contém propriedades estrogênicas que podem ajudar a aliviar os sintomas da menopausa.

Enquanto alguns alimentos ajudam nos sintomas da menopausa, outros podem piorá-los. A cafeína e o álcool, por exemplo, aumentam as ondas de calor e os suores noturnos. Junto com as comidas picantes, esses alimentos também podem ser gatilhos para as mudanças de humor.

Calor dez vezes por dia
A maioria das pacientes relata fogachos em um período que vai de seis meses a dois anos: cerca de 80% delas têm episódios por mais de um ano, até 25% sofrem com calorões por mais de 5 anos e 15% lidam com as ondas de calor por mais de 15 anos.

Mas não há dúvida de que o aumento da massa abdominal do qual muitas mulheres se queixam na menopausa é real", afirmou. "Essa é a resposta do corpo à queda dos estrogênios na menopausa, um mudança do armazenamento de gorduras nos quadris e na cintura".

– alterações na distribuição da gordura o corpo, fazendo com que se concentre mais na região abdominal; – perda de massa óssea característica da osteoporose e da osteopenia; – risco aumentado de doenças cardiovasculares: a doença coronariana é a principal causa de morte depois da menopausa.