Qual a relação da metaplasia com o desenvolvimento de câncer?

Perguntado por: ipereira . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.6 / 5 2 votos

A metaplasia intestinal geralmente não determina sintomas. Sua importância reside no fato de elevar o risco de desenvolvimento de câncer gástrico (estudos relatam risco de desenvolvimento de câncer gástrico dez vezes maior em relação à população geral).

A metaplasia não evolui habitualmente para o cancro. É considerada uma condição pré-neoplásica (ver “neoplasia" mais à frente) que deve ser vigiada – e que, a dar sinais de progressão, deve ser removida. Se a inflamação/infecção não for controlada, a metaplasia pode evoluir para uma displasia.

É A TRANSFORMAÇÃO DE UM TECIDO ADULTO DIFERENCIADO EM OUTRO TIPO DE TECIDO ADULTO, IGUALMENTE DIFERENCIADO. Representa uma substituição adaptativa de células sensíveis ao stress por tipos celulares mais capazes de suportar o ambiente hostil.

Em geral, estima-se que a maioria das lesões de baixo grau regredirão espontaneamente, enquanto cerca de 40% das lesões de alto grau não tratadas evoluirão para câncer invasor em um período médio de 10 anos.

Portanto, a metaplasia representa geralmente uma mudança indesejada. Além disso, o mesmo estímulo, hostil, que gerou a metaplasia, se persistir, pode induzir a transformação neoplásica. Dessa forma, temos o carcinoma de células escamosas no trato respiratório e o adenocarcinoma no esôfago de Barrett.

Metaplasia é uma alteração reversível na qual um tipo celular diferenciado (epitelial ou mesenquimal), é substituído por outro tipo celular de mesma linhagem (Robbins & Cotran, 2015). É um processo adaptativo.

O epitélio glandular da endocérvice pode sofrer vários tipos de metaplasia: escamosa, tubária, endometrial, intestinal e urotelial.

Ainda não existe um tratamento específico para a metaplasia intestinal e o acompanhamento do quadro é recomendado por um médico gastroenterologista. Além disso, é muito importante fazer uma dieta balanceada rica em alimentos antioxidantes. A metaplasia é um mecanismo de defesa frente a uma agressão crônica da mucosa.

A metaplasia escamosa imatura como resultado do exame citopatológico de colo uterino significa uma reparação, ou seja, decorre de lesões da mucosa do colo com exposição do estroma e pode ser originado por quaisquer agentes que determinem um processo inflamatório – como candidíase, vaginose bacteriana, etc.

Tratamento da Causa Raiz: Se a metaplasia intestinal estiver relacionada à infecção por H. pylori, a erradicação dessa bactéria é uma prioridade. Antibióticos específicos podem ser prescritos para combater a infecção e ajudar na regeneração das células saudáveis.

A questão crucial que muitas pessoas têm em mente é se a metaplasia intestinal tem cura. A resposta é que, embora a metaplasia intestinal possa ser revertida em alguns casos, em outros, sua regressão completa pode ser mais desafiadora.