Como diminuir a caspa sem lavar o cabelo?

Perguntado por: aramos . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.8 / 5 5 votos

2. Aplique o condicionador ou máscara capilar corretamente. Muitas vezes, quando aplicamos cremes mais densos na raiz do cabelo (seja condicionador ou máscara hidratante), o couro cabeludo vai acumulando todos resíduos desses produtos, o que proporciona o excesso de oleosidade na região.

Vinagre de maçã
O líquido é usado no combate à caspa pois torna mais difícil a proliferação de fungos no couro cabeludo. Misture uma garrafa de vinagre a uma xícara de água e borrife no couro cabeludo de 2 a 3 vezes por semana.

Lave corretamente seus cabelos
Lave suas madeixas, no máximo, a cada dois dias. Utilize shampoo anticaspa apenas no couro cabeludo. Não aplique o shampoo com movimentos intensos, massageie de modo suave o couro cabeludo para evitar descamações. Não lave os cabelos com água muito quente.

O segredo para acabar de vez com a caspa é manter a oleosidade do couro cabeludo controlada. Para isso, lavar o cabelo com shampoos anti-caspa ou que contenham ingredientes como sulfeto de selênio, ciclopirox olamina ou cetoconazol, pode ser a solução, especialmente nos momentos em que existe mais caspa.

Lavar o cabelo com certa frequência ajuda, e muito, a diminuir a caspa, pois com que a oleosidade se acumule. Porém, a alta temperatura da água pode estimular a produção de óleo e piorar a descamação do couro cabeludo. O ideal é lavar a cabeça com água fria ou morna, ensina a Dra. Flávia Addor.

É muito comum que pessoas com caspa fiquem na dúvida se devem ou não higienizar os fios todos os dias, com o medo de deixar o couro cabeludo muito sensível. No entanto, na maior parte dos casos, não há restrição quanto à frequência da lavagem dos cabelos, desde que a água não esteja muito quente.

Também funciona penteá-lo dessa forma seco, em que muitas vezes fica mais fácil de visualizar a caspa. Alguns penteados no dia de correria podem ajudar no processo, como coques e faixas nos cabelos.

Como acabar com a caspa com bicarbonato
O bicarbonato pode ser usado no shampoo para acabar com a caspa, para isso, basta acrescentar 1 colher de café na quantidade que você usa para lavar os cabelos. Lembre-se de massagear com suavidade e deixe agir por cerca de 5 minutos, enxágue em seguida.

Para driblar esse incômodo, o truque é apostar em um shampoo anticaspa com ação antifúngica e protetora, como o Doctar Plus da linha Darrow.

A caspa, também chamada de dermatite seborreica, é uma condição que acomete indivíduos predispostos, conta com a participação de fungos e é desencadeada por diversas situações como estresse, fadiga, banho com água quente. O que essa situação traz é a descamação da pele, a coceira e a irritação.

DICAS - Coceira, irritação no couro cabeludo e descamação são os sintomas mais comuns da dermatite seborreica, mais conhecida como caspa. O problema pode se agravar com o clima seco, estresse, disfunção hormonal, uso de água muito quente, bebida alcoólica e até alimentação rica em açúcares e gorduras.

A caspa é frequentemente atribuída ao fungo Malassezia, e os alimentos açucarados promovem o crescimento excessivo desta levedura no corpo. O açúcar também esgota o corpo de vitaminas do complexo B, que são um componente essencial de qualquer dieta anti-caspa.

Com o surgimento de caspa, a coisa não muda muito de figura. A dieta e a oleosidade da pele têm íntima ligação, sobretudo na ingestão excessiva de açúcar refinado e derivados de leite. Uma má alimentação e estresse também pode provocar desequilíbrios no organismo, resultando em surgimento de caspas.

Ao contrário da caspa comum, que acontece quando o couro cabeludo descama - e deixa aqueles pedacinhos de pele soltos pelo cabelo -, a falsa caspa nada mais é do que o acúmulo de cremes de pentear nos fios. Pode ser que você esteja usando creme demais ou da forma errada e o excesso deixa as madeixas esbranquiçadas.

1- Lavar o cabelo regularmente. 2- Usar um shampoo sem parabenos e outras substâncias irritantes. 3- Aplicar o condicionador no comprimento do fio, evitando o couro cabeludo, para evitar o desenvolvimento da caspa ou irritações no couro cabeludo.

Queda de cabelo: devido às suas propriedades anti-inflamatórias e antifúngicas, o vinagre de maçã ajuda a tratar problemas como caspa, seborreia, dermatite, oleosidade excessiva e queda de cabelo.