O que os lugares das espinhas indicam?

Perguntado por: imendes . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.5 / 5 16 votos

Queixo: O aparecimento da acne está relacionado, em sua maioria, com alterações hormonais. Nariz: Existe uma predisposição para o surgimento de cravos e espinhas. Mas os índices de vitamina B podem estar baixos também. Bochechas: A acne que surge nesta região pode estar relacionada com um alto consumo de açúcar.

Na maior parte das pessoas as espinhas aparecem perto dos 12 anos, têm um pico aos 15 e desaparecem aos 21. Quem tem acne na idade adulta deve ter apresentado o problema na adolescência, que persiste em uma doença crônica na fase adulta.

Pode ser estresse, má alimentação e até ficar muito tempo em ambientes fechados", completa. Além disso, crises de erupções nas áreas abaixo das bochechas podem indicar problemas bucais: de gengiva ou dentes.

Espinhas na zona T:
Portanto, se você estiver com algum problema digestivo, como prisão de ventre ou estressado, provavelmente você poderá sentir os efeitos nesta região. Já as espinhas no nariz podem significar problemas de circulação.

As espinhas na área da bochecha podem indicar problemas com os pulmões, como a exposição à poluição e ao fumo, ou com o sistema respiratório, como alergias e problemas de sinusite. Outra possível causa para o surgimento de espinhas nessa região, é pela fricção constante da pele com objetos ou roupas.

Os sintomas de acne melhoram gradualmente à medida que as pessoas envelhecem e tendem a desaparecer a partir dos 20 anos. CAUSAS: a acne não é contagiosa e não é causada por má higiene. Está relacionada com oleosidade excessiva da pele e alterações hormonais, comuns durante a puberdade.

O tipo mais grave de acne é a acne genética, que pode aparecer no rosto inteiro. É preciso procurar logo um dermatologista, porque essas espinhas podem deixar cicatrizes e o tratamento é complexo, passando por desde cremes e espinhas até remédios mais pesados como a isotretinoína.

Se suas espinhas aparecem frequentemente no queixo ou no maxilar, é provável que elas não estejam ligadas à estresse, e sim ao seu ciclo menstrual. Ainda mais, se ela for dolorida. Já a acne por estresse, normalmente aparece nas áreas mais oleosas do rosto, na zona T, principalmente na testa e no nariz.

A produção de sebo é controlada por hormônios chamados andrógenos, como testosterona (sim, as meninas também têm!) e seus comparativos. Quando esses hormônios estão em maior proporção em comparação a outros hormônios do corpo, como estrogênio e progesterona, a pele acaba produzindo mais sebo.

Acne é uma doença de pele que ocorre quando as glândulas secretoras de óleo (glândulas sebáceas) tornam-se inflamadas ou infectadas, provocando cravos, espinhas, cistos, caroços e cicatrizes. A acne aparece na puberdade induzida pelo início da produção de hormônios femininos (estrógenos) e masculinos (andrógenos).

Dessa forma, é mais comum que esse tipo de espinha apareça na parte inferior do rosto. Casos mais intensos podem gerar processos inflamatórios que podem gerar dor ou incômodo.