Tem cura para caspa?

Perguntado por: nlima . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.4 / 5 4 votos

– possível perda de cabelo. Tratamento: O tratamento deve ser orientado e acompanhado por um médico dermatologista e envolve o uso de produtos específicos para o problema, mas não há uma cura definitiva conhecida.

- Enxague os fios com água morna ou fria; - Evite situações de estresse e ansiedade. A caspa tem cura? É importante ressaltar que esta é uma doença crônica, ou seja, não tem cura.

O segredo para acabar de vez com a caspa é manter a oleosidade do couro cabeludo controlada. Para isso, lavar o cabelo com shampoos anti-caspa ou que contenham ingredientes como sulfeto de selênio, ciclopirox olamina ou cetoconazol, pode ser a solução, especialmente nos momentos em que existe mais caspa.

Fatores como uso de secadores e chapinhas, banhos quentes demorados, excesso de produtos químicos no cabelo, exposição ao sol, consumo de álcool e má alimentação podem fragilizar essa região, fazendo com que a produção de sebo aumente, e o micro-organismo se prolifere além do normal.

Falta de tratamento pode causar queda de cabelo
Além disso, os pacientes com dermatite seborreica também podem apresentar uma queda de cabelo difusa e crônica, quadro que recebe o nome de eflúvio telógeno.

DICAS - Coceira, irritação no couro cabeludo e descamação são os sintomas mais comuns da dermatite seborreica, mais conhecida como caspa. O problema pode se agravar com o clima seco, estresse, disfunção hormonal, uso de água muito quente, bebida alcoólica e até alimentação rica em açúcares e gorduras.

Pode aparecer a qualquer momento. Podem ser afetadas pessoas com todos os tipos de cabelos e couro cabeludo. Esta descamação excessiva do couro cabeludo é causada por uma colonização por fungos (= fungo) ou por uma predisposição genética despoletada por fatores ambientais.

A causa não é totalmente conhecida, mas pode estar relacionada ao tipo de sebo produzido pela pele do indivíduo e a inflamação pode ter origem genética ou ser desencadeada por agentes externos, como alergias, situações de fadiga ou estresse emocional, baixa temperatura, consumo de álcool, alguns tipos de medicamentos e ...

É muito comum que pessoas com caspa fiquem na dúvida se devem ou não higienizar os fios todos os dias, com o medo de deixar o couro cabeludo muito sensível. No entanto, na maior parte dos casos, não há restrição quanto à frequência da lavagem dos cabelos, desde que a água não esteja muito quente.

cetoconazol

O mais comum é o shampoo anticaspa cetoconazol, que é vendido por várias marcas e possui versão genérica. Shampoos com ciclopirox também podem te ajudar. Esses medicamentos atuam no combate de fungos e, por isso, costumam ser bastante eficientes no tratamento da caspa de repetição.

Essa descamação, chamada de caspa, pode durar dias, causando uma série de desconfortos na região, como coceira e vermelhidão.

Essa sobrecarga se acumula no couro cabeludo. Com isso, a divisão celular da epiderme, camada superficial da pele, passa a acontecer em apenas quatro dias (normalmente, o tecido no couro cabeludo é trocado em 28 dias).

Não, você não pode “pegar” caspa, nem passá-la para ninguém. Na verdade, todos já temos todos os fatores que causam a caspa no couro cabeludo: um micróbio chamado Malassezia globosa e uma gordura natural chamada sebo.

Os tipos de caspa
Caspa seca: pequena, fina, branca e se desprende do couro cabeludo com facilidade, ficando sobre os ombros e roupas; Caspa oleosa: mais espessa e de maior dimensão, tem cor amarelada e gruda no cabelo e no couro cabeludo, pode ser acompanhada de inflamação, com intensidade variada.