O que pode causar estrias brancas?

Perguntado por: aesteves . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.2 / 5 4 votos

Predisposição genética; Uso prolongado de corticosteróides.

Estrias Brancas: já as estrias brancas (que possuem uma coloração esbranquiçada) já são cicatrizes, ou seja, estão há mais tempo na nossa pele. Elas ficam brancas pois já não tem processo inflamatório na região, não tem mais circulação sanguínea local, ela já é uma cicatriz formada.

Os cremes que contêm ácido retinóico, glicólico ou vitamina C são ótimos para tirar estrias. Os ácidos ajudam a estimular a produção de colágeno na pele, por isso, podem ser usados para tratar as estrias brancas e as vermelhas.

Normalmente, elas aparecem em áreas propensas à distensão da pele, como o interior dos braços e coxas. Sendo assim, a estria é o resultado da destruição de fibras elásticas e colágenas, responsáveis pela sustentação e elasticidade da pele. Essas fibras suportam um certo limite de distensão.

Quando a pessoa emagrece, a pele já sofreu um processo de esgarçamento, e as estrias aparecem. As marcas também ocorrem com frequência em adolescentes em fase de crescimento e grávidas. No caso da gestação, a região da barriga sofre aumento no volume devido à presença do feto.

6. Alguns desaparecem e outros podem ser tratados. Ao longo do tempo, a maioria das estrias tende a atenuar-se e algumas desaparecem completamente. Mas esse processo normalmente leva mais de um ano.

Os adolescentes e as grávidas são os grupos com maior risco; 70% das adolescentes mulheres e 40% dos adolescentes homens desenvolvem estrias nesta época da vida. Nas grávidas a ocorrência de estrias é ainda maior, chegando a 90%. Quanto maior o peso do bebê, maior o risco de surgirem estrias na barriga.

Passar óleo de cozinha nas estrias, puro ou com açúcar, é um remédio caseiro anti estrias que tem gerado muito burburinho entre as mulheres. Algumas relatam melhora na aparência da pele, enquanto outras sentem nojo só de pensar em usar.

A técnica de camuflagem de estrias é a maneira mais rápida de acabar com as marquinhas, além de ser a mais segura. Para isso há duas opções: realizar a micropigmentação da estria com uma tinta da cor da sua pele ou realizar uma tatuagem artística.

Estrias não somem, mas podem ser tratadas e diminuídas
As estrias vermelhas são as mais recentes e mais fáceis de tratar, pois a coloração indica que ainda há circulação sanguínea na região. Já as brancas são mais difíceis, pois existem há mais tempo.

Existe tratamento definitivo para estrias? Não existe. Nenhum tratamento estético existente é capaz de remover os sinais deixados por essa espécie de cicatriz. Porém, se os procedimentos corretos forem realizados, é possível que até 80% do aspecto das estrias sejam eliminados ou amenizados.

Alimentação (frituras, doces, carboidratos refinados, álcool, refrigerante, alimentos processados etc);

Parcialmente verdade.
Não há uma relação direta entre o consumo de refrigerante com o surgimento de celulite, estrias e outros problemas de pele. Porém, a bebida influencia no aumento da obesidade, que, por sua vez, pode ser considerado um dos fatores de risco para esses quadros.

Em geral, o melhor cuidado para prevenir o aparecimento das estrias é evitar a variação de peso, já que engordar e emagrecer repetidas vezes favorece o estiramento da pele.

Com o passar do tempo, a estria vai ganhando um aspecto de cicatriz, esbranquiçada e pode alargar. Vale lembrar que a condição pode ser atrófica – causando pequenas depressões na superfície da pele — ou elevadas. Evoluem posteriormente para lesões esbranquiçadas e podem alargar com o passar do tempo.

Caso surjam hematomas, a utilização de gelo pode ajudar a minimizá-los, desde que a área não seja exposta ao sol.