Quais hormônios O cérebro produz?

Perguntado por: osanches . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.7 / 5 7 votos

A dopamina, serotonina e adrenalina são neurotransmissores, substâncias químicas produzidas pelos neurônios, que regulam o humor e a liberação de alguns hormônios. Quando liberados no cérebro, dão sensação de bem-estar e felicidade. Saiba o que a ciência já descobriu sobre o assunto.

Neste sentido, há quatro substâncias químicas naturais em nossos corpos geralmente definidas como o "quarteto da felicidade": endorfina, serotonina, dopamina e oxitocina.

O cérebro é rico em receptores hormonais, em função disto, em casos específicos e de maneira bem indicada, por exemplo em casos de deficiência, podem auxiliar na qualidade de vida em pessoas que sofrem de doenças neuro-psiquiátricas como depressão, fadiga e perda da memória.

6 tipos de hormônios e sua influência sobre o nosso humor

  • Tipos de hormônios e estados de ânimo associados a eles. Carla tem 35 anos e acabou de ter o seu primeiro filho. ...
  • Cortisol. O cortisol é o hormônio que controla os estados de estresse e ansiedade. ...
  • Oxitocina. ...
  • Melatonina. ...
  • Os hormônios da tireoide. ...
  • Adrenalina. ...
  • Endorfinas.

5 hormônios liberados na atividade física e os efeitos surpreendentes no seu corpo

  • Endorfina. A endorfina é um neuro-hormônio produzido naturalmente pelo corpo humano e, quando liberada, promove a sensação de recompensa e bem-estar. ...
  • Serotonina. ...
  • Adrenalina. ...
  • Somatotrofina (GH) ...
  • Cortisol.

Uma das principais características da dopamina está em sua ação no chamado sistema de recompensa. Ao realizar determinadas atividades, como beber quando se tem sede, a área tegmental do cérebro recebe os estímulos e ocorre a liberação de dopamina em determinadas regiões do cérebro, dando a sensação de prazer.

A dopamina é produzida de forma endógena pelo nosso organismo, através de neurônios na região da base do cérebro, em um processo de duas etapas. Em um primeiro momento, a tirosina (aminoácido não essencial precursor responsável pela produção da dopamina) é convertida em outro aminoácido, chamado L-dopa.

A dopamina é um importante neurotransmissor. A dopamina é um mensageiro químico (neurotransmissor) que atua no sistema nervoso central dos mamíferos, incluindo os seres humanos. Esse neurotransmissor está relacionado com diferentes funções, nas quais consta a regulação de algumas emoções, e é capaz de aliviar a dor.

A pregnenolona é um hormônio produzido naturalmente no corpo. Possui propriedades benéficas próprias e se converte em outros hormônios como DHEA, progesterona, estrogênio, testosterona e cortisol. É por isso que às vezes é chamado de “mãe de todos os hormônios” e é também responsável pela nossa cognição.

A dopamina é mais conhecida por sua participação no ciclo de recompensa, estimulando nosso cérebro a completar tarefas. E é exatamente por causar sensação de prazer que sua liberação é estimulada por algumas drogas viciantes. Além disso, a dopamina atua no controle de movimentos, aprendizado, cognição e memória.

Há uma série de hormônios que, quando bem alterados, podem desencadear a tristeza sem fim. É o caso da corticotrofina, do cortisol, do estrogênio, da progesterona e do T4.

adrenalina

Ele também, dependendo da intensidade, vai ativar reações no nosso corpo. Quando temos medo, nós liberamos adrenalina e essa adrenalina vai causar alterações que nos preparam para enfrentar o perigo. Nós chamamos de reação de luta ou fuga e vai causar muitas alterações no nosso corpo”, afirma Pedro.

Como produzir endorfina
A endorfina é o principal hormônio da felicidade e bem-estar. Ela é produzida pela hipófise, uma glândula localizada na parte inferior do cérebro, que libera a endorfina produzida para todo o corpo por meio do sangue.