Qual a importância das palavras no contexto social?

Perguntado por: rperes4 . Última atualização: 20 de julho de 2023
4 / 5 3 votos

As palavras expressam ideias, sentimentos, ações e representam experiências ainda mais complexas. Por isso, devemos nos preocupar com as palavras que usamos para expressar nossas ideias.

A linguagem humaniza o homem. Por meio dela, os seres humanos expressam sentimentos, constroem pensamentos, interagem com o ambiente e com outros indivíduos. Dominar o código linguístico é fundamental para a execução de tarefas rotineiras e para ter um bom aproveitamento no mundo acadêmico e profissional.

O contexto social é aquele que depende diretamente dos elementos sociais, como classe social, as relações interpessoais, ambiente ou ainda o nível de instrução ou escolaridade de um determinado indivíduo para ser compreendido.

As palavras são ferramentas extremamente importantes da nossa comunicação. Elas têm um grande poder, sendo capazes de motivar, levantar, emocionar, aproximar, decepcionar, magoar, afastar e derrubar. Dependendo do que e de como falamos, podemos tanto agradar quanto desagradar quem nos ouve.

O contexto é a informação que cerca uma palavra, frase ou situação e ajuda a dar significado a ela. O contexto é muito importante para a comunicação e a compreensão de informações, porque sem ele, as palavras podem ser mal interpretadas e as informações podem ser confusas.

A relação entre língua e sociedade apresenta influência mútua, pois através da linguagem se participa das relações sociais de poder e as mudanças na estrutura social são decorrentes da dinâmica dessas relações.

A linguagem é considerada uma produção da humanidade e constituída, portanto, como uma prática social. Através dela o homem tem a possibilidade de torna-se sujeito, capaz de construir sua própria trajetória, tornando-se, assim, um ser histórico e social.

É um conjunto de fatores sociais como tipo de ambiente, tipo de linguagem, classe social, condições econômicas, nível de escolaridade, relações humanas, etc., que estão relacionados com a integração de um indivíduo na sociedade.

Contexto social é o conjunto de elementos, materiais e imateriais, que moldam a vida em sociedade e a cultura de determinada região. No Brasil, a instabilidade de diversos fatores sociais é constantemente tema de debate entre as organizações.

Podemos então definir contexto como um cenário (físico ou não) onde um conjunto de situações ocorrem com o objetivo de fazer com que a pessoa que observa, que lê ou que ouve algo consiga compreender o que ocorre ali, consiga compreender a mensagem.

A palavra, portanto, ao mesmo tempo que confere um sentido ao mundo, criando uma realidade, proporciona ao indivíduo o acesso ao outro, possibilitando a comunicação entre os seres humanos. Apesar de não ser a única forma de comunicação, a palavra é o instrumento mais universal de transmitir uma mensagem.

A ciência comprova que, para cada palavra, o cérebro ativa a produção de hormônios que podem causar bem-estar ou estresse e desconforto. Ler, pensar ou verbalizar palavras é o suficiente para disparar respostas em uma pessoa, já que todo o seu conteúdo existe internamente e precisa de estímulos para se expressar.

Por isso é um estudo tão necessário e importante dentro da linguística. Além de ser muito interessante, a etimologia pode demonstrar origens comuns das palavras, semelhanças entre línguas diferentes, além de facilitar a nossa compreensão de palavras novas para nós, caso conheçamos a sua raiz.