O que é classe gramatical?

Perguntado por: amendes . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.6 / 5 5 votos

A classe gramatical ou classe de palavras é assunto da morfologia, que indica a classificação das palavras segundo a sua distribuição sintática e morfológica, devido a semelhança morfológica entre elas.

O que é classe gramatical? É a classificação das palavras em grupos de acordo com a sua função na língua portuguesa. Elas podem ser variáveis e invariáveis, dividindo-se da seguinte forma: Palavras variáveis - aquelas que variam em gênero, número e grau: substantivo, verbo, adjetivo, pronome, artigo e numeral.

Existem dez classes gramaticais na língua portuguesa. São elas: adjetivo, artigo, advérbio, conjunção, numeral, preposição, pronome, substantivo, verbo e interjeição.

Classe gramatical é um conjunto que classifica determinada palavra. Elas são dez: substantivo, verbo, adjetivo, pronome, artigo, numeral, preposição, conjunção, interjeição e advérbio. As classes gramaticais são divididas em variáveis (aquelas que variam em gênero, número ou grau) e invariáveis (as que não variam).

Significado de E
conjunção Conjunção que liga palavras e orações com mesma função. Indica adição: pai e mãe extremosos. Indica oposição: falou muito, e não disse nada.

Como identificar as classes gramaticais
Aqui estão algumas dicas gerais: Verifique a função da palavra na frase: Uma palavra pode ser um substantivo, verbo, adjetivo, advérbio, pronome, preposição, conjunção ou interjeição dependendo da função que desempenha na frase.

Classe gramatical é cada um dos grupos pelos quais as palavras se organizam tendo em conta as suas funções gramaticais. Isso quer dizer que cada palavra que existe na língua portuguesa pertence a uma classe gramatical, onde ela é "colocada" dependendo do que ela faz, ou seja, dependendo da sua função.

classes gramaticais variáveis: substantivo, artigo, adjetivo, pronome, numeral e verbo. classes gramaticais invariáveis: advérbio, conjunção, preposição e interjeição.

As regras da gramática normativa ditam a forma como o português deve ser falado. São elas que estabelecem as normas de concordância e regência verbal e nominal, estabelecem as flexões de gênero, número e pessoa, as colocações das palavras nas frases e até a pronúncia e acentuação.

São dez as classes de palavras: substantivo, artigo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição, conjunção e interjeição.

“Mal”, por sua vez, pode ser um advérbio de modo, um substantivo ou uma conjunção. Como advérbio, a palavra indica que algo não foi bem feito. Na forma de substantivo, refere-se à doença, tristeza ou problemas.

Pronomes possessivos: meu, minha, teu, tua, seu, sua, nosso, nossa, vosso, vossa.

Tipos de pronomes

  • pronomes pessoais retos;
  • pronomes pessoais oblíquos;
  • pronomes de tratamento;
  • pronomes possessivos;
  • pronomes demonstrativos;
  • pronomes interrogativos;
  • pronomes relativos;
  • pronomes indefinidos.

Muito é um advérbio de quantidade que está a intensificar o sentido do indefinido poucos. Não concorda com poucos precisamente porque se trata de um advérbio, e os advérbios são palavras invariáveis.

Segundo um estudo morfológico da língua portuguesa, as palavras podem ser analisadas e catalogadas em dez classes de palavras ou classes gramaticais distintas, sendo elas: substantivo, artigo, adjetivo, pronome, numeral, verbo, advérbio, preposição, conjunção e interjeição.

O advérbio é a palavra que indica uma circunstância (modo, lugar, tempo). Ele pode modificar um verbo, um adjetivo ou outro advérbio. Exemplos: O vizinho fala alto. (alto é um advérbio que indica o modo como o vizinho fala)