O que é escopo?

Perguntado por: dfarias . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.8 / 5 12 votos

O escopo, no âmbito da gestão de projetos, designa a especificação do limite dentro do qual os recursos de sistema podem ser utilizados, ou seja, o seu propósito. No âmbito da Matemática, o escopo de um operador pode ser explicado através de alguns exemplos.

Escopo é a finalidade, o alvo, ou o intento que foi estabelecido como meta final. O escopo é o objetivo que se pretende atingir, é sinônimo de fim, propósito ou desígnio.

Escopo de Projeto é a descrição do trabalho necessário para entregar aquilo que foi pedido pelo cliente, seja um produto, serviço ou resultado. O escopo traz informações muito importantes na condução do projeto, tais como: objetivos específicos, entregas (parciais e total), tarefas, prazos, custos e por aí vai.

O que é Escopo do Projeto? O Escopo do Projeto é todo o trabalho necessário para obter um produto, serviço ou resultado. Ele reúne informações relevantes sobre o projeto, como: objetivos específicos, entregas, tarefas, responsabilidades, prazos e custos.

O escopo de produto de um bolo, por exemplo, vai especificar o sabor, formato, quantidade de andares, os tipos de decoração, quantas velas serão colocadas, etc. Um produto só deve ser considerado completo quando todas as definições e alterações definidas no escopo do produto, na medida do possível.

48. [Planejamento estratégico da auditoria] Os objetivos referem-se àquilo que a auditoria pretende alcançar. O escopo refere-se ao objeto e aos critérios que os auditores utilizarão para avaliar e relatar acerca do objeto, e está diretamente relacionado com os objetivos.

O escopo inclui todas as estratégias que serão realizadas para se alcançar o objetivo das propostas do projeto. Portanto, essencial que seja claro, objetivo e o mais assertivo possível. Escreva, registre e aprove o que será feito, como será feito e também o que não será feito.

O escopo no mundo dos negócios é um termo muito amplo, mas quando falamos em gerenciamento de projetos, existem substancialmente dois tipos: o escopo de produto e o escopo de projeto.

Vejamos, então, quais são os quatro processos de entrada fundamentais para que isso se realize da maneira mais estratégica e eficiente possível.

  1. O plano de gerenciamento do escopo. ...
  2. O termo de abertura do projeto. ...
  3. A documentação dos requisitos. ...
  4. Os ativos de processos organizacionais e fatores ambientais da empresa.

Como escrever um escopo do trabalho

  1. Ser específico. Use uma linguagem precisa e clara para que todos estejam na mesma página em relação às exigências do projeto e aos resultados esperados. ...
  2. Usar recursos visuais. ...
  3. Colabore com as partes interessadas.

O fora de escopo significa aquilo que não compõe as entregas do projeto, ou seja, o que não será feito no projeto.

O escopo do produto são as funcionalidades e características que o produto, serviço ou resultado entregues pelo projeto. O escopo do projeto descreve todo o trabalho necessário, e somente o trabalho necessário, para produzir esse produto, serviço ou resultado com sucesso.

O escopo é a essência do sistema de gestão e a prova da capacidade ou responsabilidade da empresa em assegurar a conformidade dos produtos e serviços, que resultará, provavelmente, no aumento da satisfação do cliente.