O que é coesão?

Perguntado por: asiqueira . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.6 / 5 18 votos

Coesão ou coesão textual é a conexão e harmonia entre os elementos textuais e é feita através de preposições, de conjunções, de alguns advérbios e de locuções adverbiais.

A conjunção liga orações estabelecendo relação entre elas. A coesão lexical consiste na utilização de palavras que possuem sentido aproximado ou que pertencem a um mesmo campo lexical. São elas: sinônimos, hiperônimos, nomes genéricos, entre outros. Exemplo: Aquela escola não oferece as condições mínimas de trabalho.

A coesão textual assegura a ligação entre palavras e frases, interligando as diferentes partes de um texto. Ela pode ser percebida ao se verificar que as frases e os parágrafos estão entrelaçados no texto, de modo que um elemento dá sequência ao outro, determinando a transição das ideias presentes no texto.

A coesão é o mecanismo relacionado com elementos que asseguram a ligação entre palavras e frases, de modo a interligar as diferentes partes de um texto. A coerência, por sua vez, é responsável por estabelecer a ligação lógica entre ideias, para que, juntas, elas garantam que o texto tenha sentido.

Dentro do texto, a coesão pode ser compreendida pelas relações linguísticas, como os advérbios, pronomes, o emprego de conectivos, sinônimos, dentre outros. Para ser melhor empregada, a coesão necessita de recursos, como palavras e expressões que têm como objetivo estabelecer a interligação entre os segmentos do texto.

assim, como, com efeito, como resultado, dado que, de fato, de tal forma que, de tal sorte que, em virtude de, já que, logo, pois, por causa de, por conseguinte, por consequência, por isso, porquanto, porque, portanto, que, tão, uma vez que, visto que.

Essa articulação chama-se coesão textual, a qual é explicitada por meio de elementos conectivos, normalmente conjunções, advérbios e pronomes.

São cinco os tipos de coesão: por referência, por substituição, por elipse, por conjunção e pelo léxico. A coesão textual é um importante elemento que não deve ser esquecido em uma boa redação.

A coesão diz respeito ao encadeamento de ideias entre as frases e parágrafos. Já a coerência textual se refere à ligação entre as ideias do texto, que deve ser feita de maneira lógica para transmitir corretamente a mensagem.

Ou seja, a coesão se relaciona aos elementos que estabelecem uma ligação entre as palavras e as frases de um texto — a mensagem em si. A coerência, por sua vez, estabelece uma ligação lógica entre as ideias. Então, se refere ao significo da mensagem e não a estrutura das frases em si.

Algumas regras devem ser seguidas para garantir a coesão textual. Veja quais são: Referência: pode ser pessoal (uso de pronomes pessoais e possessivos), demonstrativa (uso de pronomes demonstrativos e advérbios) e comparativa (uso de comparações por meio de semelhanças).

A falta de coesão e coerência deixa o texto confuso; Uma redação com coesão e coerência chama atenção do leitor; Há elementos básicos de coesão e coerência para facilitar na escrita; A ausência de coesão e coerência é um dos principais problemas nas redações do Enem.

O que é, portanto, um texto coeso? Quando um texto é coeso quer dizer que ele tem sentido completo, ou seja, uma unidade formal e semântica. Essa unidade é construída por mecanismos gramaticais — artigos, conjunções, pronomes etc. — que se conectam com outras partes, estabelecendo, assim, uma sequência lógica.

A coesão referencial pode ocorrer de diversas maneiras e os mecanismos mais utilizados são: a anáfora, a catáfora, a elipse e a reiteração.

Exemplos de conectivos
E; nem; também; não só...mas também; não apenas; não somente; além disso; ademais; como; bem como; ainda; do mesmo modo; depois; finalmente; em seguida; adicionalmente.

Coerência é a característica daquilo que tem lógica e coesão, quando um conjunto de ideias apresenta nexo e uniformidade.