Pode usar sal grosso na pipoca?

Perguntado por: uboaventura . Última atualização: 17 de julho de 2023
4 / 5 2 votos

Como salgar a pipoca sem errar: Uma dica para nunca errar no sal, é coloca-lo antes na panela. Assim a pipoca só vai absorver a quantidade ideal. Sal grosso tem grânulos maiores e proporciona um sabor intenso na língua, mas o sal comum refinado se mistura mais facilmente com a pipoca.

Passo a passo

  1. Dispor 1 colher de chá de raspas de limão, sal grosso e pimenta do reino em um pilão. Macerar até obter um sal fino e verdinho.
  2. Dispor sobre a pipoca, juntar o restante das raspas de limão e servir.

Use sal micronizado para salgar pipoca feita na pipoqueira elétrica. Existe um tipo de sal que pode ajudar na sua pipoca feita sem óleo: o sal micronizado.

Modo de preparo
Depois de derretida, acrescente o milho, sem parar de misturar. Depois que começar a estourar, tampe e misture de 30 em 30 segundos. Depois de estourada, vire em um recipiente, acrescente o sal e misture. Depois é só se divertir e comer bastante.

A manteiga é a melhor opção, mas a pipoca sem gordura é a forma mais recomendada de consumir o alimento. Sobre isso Bruna afirma que “se tiver o recipiente adequado – com água no micro-ondas, se não a boa e velha panela com um tiquinho de óleo ou azeite resolve!”.

Salgante e sal light podem substituir o sal na pipoca.

Na verdade, os cinemas costumam utilizar óleo de canola ou de coco misturados com um aromatizante artificial com sabor de manteiga. Assim, o truque para preparar a pipoca na sua cozinha é utilizar um desses dois óleos e acrescentar a manteiga depois.

Sal micronizado: Para fazer este sal é necessário moer o sal comum em um liquidificador ou processador industrial. Ele é mais fino e adere melhor à sua pipoca e pode ser encontrado facilmente.

O segredo está na manteiga utilizada pelos cinemas! Mas não se trata de uma manteiga qualquer, e sim uma manteiga especial clarificada. Além de temperar, ela não murcha e nem encolhe a pipoca como as manteigas convencionais.

A primeira coisa que você precisa saber, é que a pipoca de cinema não é feita com manteiga. As sementes de milho são cozidas em óleo vegetal (geralmente girassol ou canola) e polvilhadas com uma mistura de sal, saborizantes de manteiga e corantes amarelo.

Deixe o milho de molho
Se você deixar o milho de molho numa tigela com água por dez minutinhos você hidrata todos os grãos. E é isso que faz com que eles estourem. Fazendo esse truquezinho você garante que não sobre nenhum grão perdido sem estourar na panela.

Para preparar a pipoca perfeita, tenha em mente que a quantidade de milho vai depender do tamanho da sua panela. Todos os grãos devem ficar bem acomodados no fundo do utensílio, sem amontoar. A quantidade de óleo também importa: deve ser o suficiente para envolver todo milho.

Sem umidade —13% ou 14% no mínimo — a pipoca não vai estourar. Por isso é importante guardar a pipoca corretamente com a umidade adequada. Uma grande parte da umidade da pipoca pode se perder se você deixar o milho exposto em um dia quente.

A maneira mais saudável para fazer pipoca é não usar óleo nem manteiga em seu preparo e evitar a utilização de sal.

Os hidratos de carbono em pipoca sem gordura ajudam a trazer o aminoácido triptofano em seu cérebro, que é usado para produzir serotonina, que ajuda a dormir. Como comer uma refeição pesada dentro de duas horas antes de se deitar pode mantê-lo acordado, pipoca de baixa caloria é um lanche ideal para o fim da noite.