Quantos minutos para ferver a massa?

Perguntado por: lcamilo . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 4 votos

Qual o tempo de cozimento do macarrão? A cultura italiana é cozinhar o macarrão até que este fique “al dente”, ou seja que este esteja cozido, porém ainda firme. No entanto, cada um dos tipos de massas possuem um tempo para o seu cozimento, as massas secas, por exemplo, costumam variar de 5 a 11 minutos.

#1 Banho de água quente (massas sem molho)
Quando o líquido ferver, mergulhe a massa por cerca de 30 segundos, retire e incorpore-a no molho de sua preferência. É importante, porém, não ultrapassar os 30 segundos, já que exagerar na técnica pode amolecer demais o macarrão.

Como fazer

  1. Ferva água numa panela grande. ...
  2. Ponha toda a massa de uma vez e deixe levantar fervura para começar a marcar o tempo.
  3. Cozinhe sem tampar até a massa ficar al dente (firme para morder), mexendo de vez em quando.
  4. Despeje-a no escorredor, sacudindo-o bem para soltar toda a água.

Para verificar se o macarrão está pronto, jogue um fio da massa na parede de azulejos da cozinha. Se ele escorrer, está al dente. Se grudar, passou do ponto. E se cair, ainda precisa de mais tempo de cozimento.

A água deve estar fervendo antes de colocar a massa. Porque o macarrão cru já dá uma boa resfriada na água e se ela não estiver quente, levará mais tempo para cozinhar. Mantenha sempre o fogo alto.

Isso porque a massa acrílica é mais resistente a intempéries, como ação do sol, chuva, vento e variações de temperatura, além de ter grande resistência à umidade. Além disso, ela pode ser usada para rebocos, assentamentos e revestimentos de tetos e paredes.

Descanso da Massa. O descanso é importante também para permitir que a massa readquira um volume adequado, devido a perda de gases durante a fase de moldagem. Isso irá influenciar diretamente a qualidade de textura e das células do miolo do produto final.

Massa não deve ser lavada após o cozimento. Esse método era utilizado para retirar o excesso de amido que é liberado durante o cozimento de uma massa de baixa qualidade, grudando o produto.

Deve-se lavar a massa? Seja com o objetivo de interromper o cozimento ou de retirar o excesso de amido, muita gente tem o hábito de escorrer e passar a massa. Mas isso não é necessário no caso das massas de grano duro. Afinal, o amido da massa dá aquela forcinha na hora de incorporar a massa ao molho.

Não à toa, a nutricionista Fernanda Pignaton também ressalta que o óleo não deve ser utilizado. "Porque ele dificulta a aderência do molho e vai selar o macarrão por fora. As pessoas geralmente usam o óleo para não agarrar, mas é um erro porque não sabem a quantidade correta de água", reafirmou ela.

Confira se o macarrão está ao dente antes de servir
Se você cortar e a cor estiver homogênea em toda a massa, então já está cozida. O teste do paladar também funciona bem: prove um pouquinho da massa e preste atenção na mastigação. Se estiver firme, mas não muito dura, já pode tirar do fogão e servir!

4- Lavar/molhar a massa antes de levar ao cozimento
Quando molhamos o macarrão, estamos removendo dele o amido. Isso faz com que, durante o cozimento, ele se grude e perca a aderência ao molho. Jamais faça isso.

“Al dente” é o ponto de cozimento da massa. (“macarrão al dente”) quando é perfeitamente cozida e.

Ferva a água antes de colocar o macarrão
É fundamental que a água esteja fervendo quando você colocar o macarrão, caso contrário, ela ficará mais tempo na água não-fervente e irá se tornar pegajosa e grudenta.

O óleo na água só serve para deixar a massa selada e escorregadia, o que dificulta a absorção do molho. O que realmente evita que a massa grude enquanto ela cozinha é o tamanho da panela e a quantidade de água. A proporção ideal para o cozimento do macarrão é de 1 litro de água para cada 100 gramas de massa.

O sal é importante, pois ele tem um efeito abrasivo na superfície do macarrão, o que o impede de ficar pegajoso, grudento. E o sal também dá um sabor ao macarrão que irá ficar sem gosto se cozinhado apenas na água.