Qual é a lenda do nhoque?

Perguntado por: uqueiroz . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 10 votos

Diz a lenda que, um certo dia 29 de dezembro, São Pantaleão, um santo cristão, perambulava, faminto, por um vilarejo da Itália, quando resolveu pedir comida em uma casa. A família não se importou em compartilhar o pouco que tinha e dividiu o prato de nhoque com o andarilho, cabendo a cada um apenas 7 bolinhas da massa.

Entenda a história do nhoque da fortuna
Camuflado de andarilho, Pantaleão bateu em uma das casas pedindo alimento. A família deixou o estranho entrar, mesmo desconfiada do sujeito e tendo pouca quantidade de comida para oferecer. A refeição rendeu exatas 7 unidades de nhoque para cada um dos presentes.

Você já ouviu falar no nhoque da fortuna? Reza a lenda que no dia 29 de cada mês, deve-se colocar uma nota de dólar embaixo de um prato de nhoque e ficar em pé para comer os primeiros sete pedaços. Antes de devorar tudo, lembre-se de mentalizar um pensamento positivo a cada bolinha de massa ingerida.

O ritual é simples: ao servir o nhoque, coloque uma quantia de dinheiro embaixo do prato e consuma as sete primeiras bolinhas com pensamento positivo. Há quem acredite que manter esse dinheiro junto a si até o próximo dia 29 garante ainda mais fartura.

A família então compartilhou o pouco nhoque que tinha e cada um comeu sete bolinhas da massa. Após o jantar, São Pantaleão agradeceu e partiu. E, ao retirar a mesa, a família encontrou, embaixo de cada prato, uma quantia em dinheiro, originando assim, a tradição de que todo dia 29 é dia Nhoque da Fortuna.

As antigas mamas italianas eram obrigadas a usar a imaginação para alimentar suas famílias sem um ingrediente que sobrava para os ricos, mas faltava para os pobres: a farinha. Para conseguir a proeza de dar de comer a todos, elas utilizavam restos de pão ralado, um pouquinho de farinha e água para criar uma massa.

O nhoque foi criado no Oriente Médio durante os tempos antigos. Quando os romanos começaram a explorar a área, levaram de volta com eles a receita de nhoque e várias outras coisas para aplicar em sua própria cultura.

A história deste prato é bastante antiga. Ele é originário do Norte da Itália, mas hoje caiu em domínio nacional. Até os napolitanos, adeptos das massas de fio longo, aderiram. Supõe-se que ele existe desde os antigos gregos e romanos.

Como muitas outras tradições envolvendo gastronomia espalhadas pelo mundo, o nhoque da fortuna tem origem na Italiana. Reza a lenda que, em uma noite de 29 de dezembro, São Pantaleão, um santo católico vivido no século IV, perambulou maltrapilho por um vilarejo da Itália.

O gnocchi ou Nhoque é originário do Oriente Médio, mas hoje em dia está mais associado à Itália por ter crescido e se popularizado nesse país, tornando-se a iguaria que conhecemos hoje, onde as diferentes variedades deste prato também foram criadas.

dia 29 de dezembro

Por isso, o ritual que perdura até hoje é “pegar sete pedaços de nhoque e fazer sete desejos”, conforme explica Ken. Como a história aponta que o evento ocorreu em um dia 29 de dezembro, a tradição passou a ser realizada todos os dias 29 de cada mês.

Muito fácil de usar: basta colocar o pedaço de massa cortado sobre a tábua, pressionar um pouco para marcá-lo e enrolá-lo em torno do bastão para o garganelli. Para o gnocchi, deve pressionar o pedaço de massa cortado e já enrolado para marcá-lo.

Itália

R$ 16,29

Nhoque Massa Leve 1kg
R$ 16,29 un.

Depois você pode sentar e saborear todo o prato. O dinheiro deve ficar guardado até o próximo dia 29, quando deverá ser doado para um pobre. Para fazer a simpatia do nhoque da fortuna, o ideal é que você mesmo prepare a massa e o molho. A simpatia é potencializada quando tudo é feito de forma caseira.