Faz mal comer pipoca todos os dias?
Comer pipoca todo dia faz mal? O ideal é sempre variar a alimentação, mas se a pipoca for feita sem óleo ou sal e consumida moderadamente (umas 2, 3 xícaras por dia), como um dos lanches intermediários, não há problema algum.
Quais são os riscos da pipoca
A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) inclui a pipoca na lista dos alimentos de “risco potencial para a aspiração” e que não devem ser oferecidos a crianças menores de quatro anos. O agravante é a casca do milho, que costuma ficar presa nos dentes e até na garganta.
Quais os benefícios e malefícios da pipoca
Além de saborosa, a pipoca é uma opção saudável. Ela é rica em fibras e polifenois, que são antioxidantes e agem inibindo a ação dos radicais livres no organismo, diminuindo o envelhecimento precoce, riscos de doenças cardíacas e oxidação de colesterol.
Pode comer pipoca toda semana
COMPARTILHE: Pode sim! A pipoca é consumida há mais de dois mil anos, inicialmente pelos povos incas do Peru, e se popularizou após a colonização da América do Sul, quando os europeus experimentaram os mais de 700 tipos de grãos de milho da região.
É bom comer pipoca à noite
Os hidratos de carbono em pipoca sem gordura ajudam a trazer o aminoácido triptofano em seu cérebro, que é usado para produzir serotonina, que ajuda a dormir. Como comer uma refeição pesada dentro de duas horas antes de se deitar pode mantê-lo acordado, pipoca de baixa caloria é um lanche ideal para o fim da noite.
Qual a forma mais saudável de comer pipoca
A manteiga é a melhor opção, mas a pipoca sem gordura é a forma mais recomendada de consumir o alimento. Sobre isso Bruna afirma que “se tiver o recipiente adequado – com água no micro-ondas, se não a boa e velha panela com um tiquinho de óleo ou azeite resolve!”.
É saudável comer pipoca
Por ser rica em polifenóis - antioxidantes que inibem a ação dos radicais livres, cuja ação causa o envelhecimento celular - a pipoca ajuda a reduzir o envelhecimento precoce e o risco de ter doenças cardíacas. É melhor fazer a pipoca sem usar óleo, pois ele elimina as propriedades antioxidantes (e agrega calorias).
Quando não pode comer pipoca
A recomendação de 4 anos é pelo fato de a pipoca ser fácil de se engasgar! Segundo eles, em média, uma criança morre a cada 5 dias nos EUA por causa de engasgos com comida.
É melhor fazer pipoca com manteiga ou óleo
A maneira mais saudável para fazer pipoca é não usar óleo nem manteiga em seu preparo e evitar a utilização de sal.
Qual o melhor horário para comer pipoca
Pipoca de tarde (no trabalho)
Além de melhorar muito sua atenção. Os polifenóis são excelentes antioxidantes, que além de prevenir doenças crônicas e cardiovasculares ainda previne o envelhecimento precoce da pele.
Pode substituir o jantar por pipoca
Por fim, apesar de entregar boas doses de carboidratos e fibras, a pipoca é pobre em proteínas, macronutriente que não pode faltar no seu jantar. Por isso, a conclusão é que até dá para trocar a refeição por um saquinho de pipoca natural de vez em quando, mas o ideal mesmo é deixá-lo para os lanches intermediários.
Quem tem o colesterol alto pode comer pipoca
A pipoca preparada na panela está liberada para quem está com o colesterol elevado, desde que seja com pouca gordura e sal, sem manteiga ou açúcar. O alimento possui poucas calorias e suas fibras prolongam a sensação de saciedade.
Quem faz musculação pode comer pipoca
A pipoca é uma ótima opção para ser inserida na sua dieta, desde que controlada a sua quantidade e o preparo seja realizado da maneira correta.
Por que não pode comer pipoca no mês de agosto
Em agosto, mês em que se comemora o Dia Nacional da Saúde, também é marcado pelo ritual Olubajé, em que os adeptos pedem ao senhor da terra que retire as doenças da comunidade. Imagem mostra uma ilustração do orixá Obaluaiê, coberto de palhas e com pipocas ao redor. "Silêncio, ele está entre nós. Atotô".
Quem tem ansiedade pode comer pipoca
Combate o estresse e melhora o humor
Já a vitamina B6 é precursora da serotonina, uma substância química que atua no cérebro e está relacionada à sensação de relaxamento e bem-estar. Assim, a pipoca também ajuda a controlar a irritação e a ansiedade, melhorando o humor.
Como fazer a pipoca para não engordar
Como fazer a pipoca saudável
A pipoca pode ser muito saudável e pouco calórica se for preparada em uma panela usando apenas com um fiozinho de azeite, óleo de abacate ou óleo de coco para ajudar a estourar os grãos do milho.