Como temperar a pipoca de forma saudável?

Perguntado por: axavier . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.3 / 5 20 votos

É possível utilizar diferentes ingredientes que vão adicionar sabor, sem prejudicar a saúde. Salgada: Ao servir, salpique por cima com um mix de ervas desidratadas, como orégano, tomilho, alecrim e salsinha. Outras opções são o açafrão, pimenta do reino ou gengibre a gosto.

A manteiga é a melhor opção, mas a pipoca sem gordura é a forma mais recomendada de consumir o alimento. Sobre isso Bruna afirma que “se tiver o recipiente adequado – com água no micro-ondas, se não a boa e velha panela com um tiquinho de óleo ou azeite resolve!”.

Algumas de nossas sugestões de ingredientes para a receita de pipoca temperada são:

  • Alecrim;
  • Curry;
  • Orégano;
  • Pimenta-do-reino.

O ideal é não utilizar nem o óleo e nem a manteiga. Você pode fazer a pipoca apenas com o milho na panela. Mas quem optar por utilizar o óleo, dê preferência pelos óleos vegetais, como: óleo de girassol, óleo de canola, óleo de soja, óleo de coco, óleo de milho e outros.

Por ser rica em polifenóis - antioxidantes que inibem a ação dos radicais livres, cuja ação causa o envelhecimento celular - a pipoca ajuda a reduzir o envelhecimento precoce e o risco de ter doenças cardíacas. É melhor fazer a pipoca sem usar óleo, pois ele elimina as propriedades antioxidantes (e agrega calorias).

Para quem quer adicionar a pipoca na dieta basta seguir a orientação de porção adequada para ingerir por dia. Nutricionistas recomendam que a ingestão de 20g (ou uma xícara e meia) de pipoca por dia é o suficiente para garantir os benefícios oferecidos pelas fibras e vitaminas deste alimento.

Você pode comer pipoca à vontade sem culpa e ainda emagrecer se fizer assim. Petisco ideal para sessões de filmes e encontro de amigos, a pipoca, ao contrário do que muita gente imagina, não faz mal para à saúde ou mesmo prejudica o emagrecimento.

Salgada: Ao servir, salpique por cima com um mix de ervas desidratadas, como orégano, tomilho, alecrim e salsinha. Outras opções são o açafrão, pimenta do reino ou gengibre a gosto. A utilização destes temperos diminui a quantidade de sal utilizada.

O segredo da pipoca é o corante vermelho para dar a cor, o leite de coco dá aquele aroma e sabor que só pipoca comprada tem e a água dá brilho.

FLAVAPOP é o ingrediente secreto dos cinemas brasileiros, que deixa a pipoca crocante e saborosa! *FLAVAPOP - Sal Micronizado, deve ser usado durante o preparo do alimento.

Feita no azeite, ela fica com sabor e aroma diferenciados e ainda pode contribuir para a saúde, já que o óleo extravirgem traz vitaminas A, D, K e E, que conferem benefícios para os olhos, pele, ossos, saúde da membrana celular e para a função imunitária.

Os hidratos de carbono em pipoca sem gordura ajudam a trazer o aminoácido triptofano em seu cérebro, que é usado para produzir serotonina, que ajuda a dormir. Como comer uma refeição pesada dentro de duas horas antes de se deitar pode mantê-lo acordado, pipoca de baixa caloria é um lanche ideal para o fim da noite.

Comer pipoca todo dia faz mal? O ideal é sempre variar a alimentação, mas se a pipoca for feita sem óleo ou sal e consumida moderadamente (umas 2, 3 xícaras por dia), como um dos lanches intermediários, não há problema algum.