Pode congelar couve crua cortada?

Perguntado por: uamorim . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.8 / 5 9 votos

A couve pode ser congelada. Devendo ser picada fina e colocada em saco de plástico do qual deve se retirar a maior quantidade possível de ar. A couve pode ser consumida crua, na elaboração de saladas ou sucos, refogada ou em preparações como sopas, farofas e cozidos.

Dá para congelar couve crua? Sim. Embora o processo de branqueamento prolongue a vida útil da couve congelada, é possível congelar a couve crua, o que irá preservar muito bem os nutrientes.

Forre a parte de baixo do pote de sua escolha com um pano limpo ou com uma folha de papel toalha. Em seguida, espalhe as folhas de couve ou a couve já picada por cima. Caso tenha uma quantidade grande de couve, use mais um pano ou folha de papel toalha para separar em camadas. Isso ajuda a conservar por mais tempo.

Para isso, mergulhe as folhas em água quente e em água fria logo em seguida, congelando-as em um saquinho a vácuo, retirando o ar com um canudo para manter o sabor do ingrediente por mais tempo. Esse procedimento é ótimo para quem quer testar diversas receitas.

A folha pode ser congelada já fatiada ou rasgada. Na hora de descongelar, ela deve ir direto para a panela quente, para ser refogada ou cozida, ou liquidificador, para virar suco. Não é possível usar crua, pois ela perde totalmente a textura.

Para o armazenamento, pegue um recipiente com tampa adequado para congelamento; Coloque a couve em pequenas quantidades, certificando-se que elas estão bem secas; Preencha o espaço do recipiente por completo, amassando para evitar o acúmulo de ar; Por fim, coloque a couve no congelador e armazene pelo tempo que quiser.

Quando conservada em geladeira, inteira ou picada, deve ser mantida em saco de plástico fechado ou em vasilha de plástico tampada, conservando-se por até uma semana, quando inteira ou por três dias, quando picada. A couve pode ser congelada.

Quanto tempo a couve congelada dura? Caso tenha sido branqueada, a couve pode ficar congelada por até 1 ano. Já a couve não branqueada deve ser consumida em até 2 meses. Recomendo que você escreva a data de congelamento no recipiente usado para o armazenamento, o que ajuda no controle de uso, evitando perdas.

Faz mal comer couve amarela? Calma que nem tudo está perdido caso a couve esteja amarela! A verdade é que ela ainda pode ser consumida, mas não terá tanto sabor e nutrientes como é comum quando ela está verde e saudável. Contanto que ela não apresente pequenos pontos pretos, ela ainda pode ser utilizada.

Pontos pretos, muitos furos ou manchas amarelas indicam que a couve está velha, perdendo nutrientes e sabor e deve ser descartada. O alimento tampouco deve apresentar folhas murchas ou molengas.

Higienize a couve e retire o talo. Corte ou pique com as mãos em pedaços médios. Coloque tudo em um saco ou pote e congele por até 3 meses. Quando quiser, pegue um pouco do conteúdo do saco e bata com água para fazer um suco verde refrescante.

Mas, você pode mantê-lo na geladeira por no máximo 24 horas.
Se precisar guardá-lo para consumir posteriormente, a melhor opção para conservar é no congelador.

Quem bebe um detox pela manhã, em jejum, terá maior facilidade de absorver os nutrientes e acelerar o metabolismo. Já à noite, como o fígado apresenta um melhor funcionamento, o organismo pode ter uma resposta mais eficiente aos nutrientes, absorvendo o bom e eliminando, com a ajuda dos alimentos.

Prefira congelar seus verdes já preparados. Um maço de couve cru colocado no freezer vai perder totalmente sua textura. No entanto, a couve picada, refogada e temperada com sal e pimenta-do-reino KITANO pode ser levada ao congelador sem medo.

Quase todas as hortaliças podem ser congeladas. Em geral, não se prestam para o congelamento as hortaliças folhosas consumidas cruas, como alface, rúcula e agrião. Já hortaliças de folha consumidas cozidas, como espinafre e couve-de-bruxelas, podem ser congeladas sem problema.