Porque vinagre de maçã faz bem?

Perguntado por: afogaca . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.1 / 5 6 votos

O vinagre de maçã conta com traços de fibras, como a pectina, que proporciona saciedade, absorção de gorduras e melhora o trânsito intestinal. O alimento ainda possui betacaroteno, que evita problemas de visão e protege a pele, e potássio, que é essencial para o funcionamento celular.

O vinagre de maçã ajuda no controle dos picos de glicemia após as refeições. E alguns estudos relatam que o produto poderia ainda melhorar a ação da insulina e reduzir a produção de glicose pelo fígado, o que também ajuda no controle da diabetes.

Reforça o sistema imunológico. Rico em compostos bioativos, como vitaminas, minerais e enzimas, esse produto colabora para o fortalecimento do sistema imunológico. Seu consumo regular em jejum previne infecções e resfriados, além de promover uma resposta imune mais rápida.

Vinagre de maçã em jejum – dilua 1 a 2 colheres de sopa de um vinagre de maçã de boa procedência, preferencialmente orgânico, em um copo de água, e beba 20 minutos antes do café da manhã. Caso prefira, a mistura poderá ser consumida antes do almoço ou do jantar.

Por causa da acidez, muitas pessoas sofrem desconforto estomacal ou problemas digestivos depois de ingeri-lo. A probabilidade de isso acontecer é pequena e deve-se tomá-lo puro, sem dilui-lo na água.

O vinagre de maçã possui um nível de pH de 4,2.
Isto significa que se encontra mais perto do extremo mais ácido da escala de pH, que vai de 0 a 14, sendo 0 o mais ácido. Os alimentos ácidos podem causar indigestão e refluxo ácido em algumas pessoas, sobretudo quando são tomados antes de se deitar.

Se você ouviu que era necessário estar em jejum para tomar o vinagre de maçã, informamos agora que isso é mito! Você até pode consumir o alimento em jejum logo ao acordar, mas há também um outro período específico em que ele é superindicado: antes do almoço!

Pessoas com problemas estomacais, como gastrite e refluxo, ou alergias a algum elemento presente na composição do vinagre de maçã devem evitar seu consumo. Além disso, não é indicado consumir o produto em jejum, uma vez que ele tende a aumentar a acidez do estômago e isso pode gerar desconfortos gastrointestinais.

Alguns ácidos presentes no vinagre melhoram a função hepática e reduzem o acúmulo de gordura no fígado, efeito que é perceptível com uma alimentação equilibrada associada. Vinagre de maçã é bom para a digestão? Verdade. Ele auxilia na digestão dos alimentos por conter fibras, ácido acético e clorogênico.

Os estudos com o vinagre de maçã foram feitos com um consumo que varia de duas a quatro colheres de sopa por dia, diluídas em água. Por isso, o indicado é ingerir até duas colheres de sopa de vinagre de maçã, cerca de 30 ml, diariamente.

Conforme a co-autora e editora de livros na área da saúde, Sharon Perkins, é possível que o vinagre de cidra de maçã atue como um afinador do sangue. “Se você já toma medicamentos afinadores do sangue ou tem problemas com a coagulação sanguínea, não tome o vinagre de cidra de maçã sem a aprovação do seu médico.

Vinagre de Maçã é bom para:
Por ser rico em potássio, equilibra o sódio no organismo, ideal para quem tem pressão arterial alta. Além disso, ele contém pectina, que auxilia na diminuição do LDL – o colesterol ruim.

Para ajudar a emagrecer, deve-se diluir 2 colheres de sopa de vinagre de maçã em 100 a 200 ml de água ou suco, e beber antes de dormir, durante o café da manhã, almoço ou jantar. Outras formas de ingerir o vinagre de maçã, é usar como tempero, adicionando em saladas, legumes, carne, frango ou peixes.

Frases como "acelera o metabolismo", "ajuda a digerir a gordura" e "facilita a eliminação de toxinas" estão entre as alegações feitas por muitas personalidades da internet para justificar a ingestão do vinagre de maçã e até mesmo do limão em jejum pela manhã para auxiliar no emagrecimento.