É verdade que a cebola é bom para tosse?

Perguntado por: edamasio . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.4 / 5 11 votos

É um mito dizer que a cebola resulta no tratamento da tosse.

Como utilizar a cebola para diminuir a tosse e a expetoração? A cebola ajuda a descansar melhor à noite durante os processos catarrais. Para isso, corte uma cebola ao meio, coloque as duas metades num prato e leve para a mesinha de cabeceira, onde começarão a libertar os seus aromas.

Quando deitamos, a tosse pode aumentar por uma razão curiosa: a gravidade. Com o corpo na horizontal, o muco pode incomodar mais a região pulmonar. Uma maneira de amenizar essa situação é dormir em uma posição mais elevada, utilizando travesseiros para deixar a parte superior do corpo mais inclinada.

Para aliviar sintomas de tosse, tem-se aconselhado aos pais, com frequência, a utilização de remédios caseiros como fazer a criança inalar ar úmido (de um vaporizador de névoa fria ou em um banho quente) e beber mais líquidos.

Segundo os autores deste texto, a receita permite que os “aromas” da cebola se libertem e reduzam a tosse durante a noite. “Quando estas substâncias entram em contacto com o ar, conseguem reduzir a frequência da tosse e fluidificar o muco”, escrevem.

O hábito de colocar compressas mornas na região do pescoço e/ou peito, pode aliviar a congestão presente na garganta devido à estimulação. Esse hábito ajuda a drenagem do muco que geralmente traz uma irritação na garganta. A forma de realizar as compressas é extremamente fácil e rápida.

O vinagre de maçã é bem conhecido por seu poder de aliviar crises de tosse. Para fazer o xarope do produto, basta misturar ¼ de xícara de mel com ¼ de xícara de vinagre de maçã.

Outra boa opção é o xarope de mel (1 xícara) e cenoura (2 unidades médias descascadas). Para prepará-lo, bata a cenoura com um pouco de água no liquidificador. Em seguida, junto ao mel e leve ao fogo baixo até engrossar. Tome 1 colher, de 3 a 4 vezes por dia.

Como tratar a tosse seca persistente? O tratamento da tosse seca persistente dependerá muito da causa do problema. Ele pode ser tratável apenas com um xarope, mas também pode exigir outros medicamentos, como anti-inflamatórios, antialérgicos e, até mesmo, bombinhas para abrir os brônquios e facilitar a respiração.

Quando estamos de pé ou com a cabeça e tronco elevados, ela puxa o muco e a saliva em direção ao estômago, aliviando o incômodo geral. Ao deitar, toda a secreção da garganta tende a ficar estagnada ou fluir mais vagarosamente, provocando maior irritação local e desencadeando crises de tosse à noite.

Um xarope natural de mel, limão e gengibre pode aliviar os sintomas como a tosse seca, a congestão e a secreção nasal. Suas propriedades antibióticas combatem os vírus que causam problemas no sistema enquanto fortalecem o sistema imunológico e aliviam a secura.

Existe um truque caseiro muito conhecido na internet é supostamente para aliviar ou diminuir tosses e coriza. Como o título diz, o truque consiste em colocar uma cebola cortada perto da cama, em uma mesa de cabeceira, por exemplo, e deixar durante toda a noite.

Ao passar, ou fazer inalação com Vick Vaporub, os vapores dos óleos essenciais que o compõem agem nos receptores das vias aéreas superiores, promovendo o alívio da congestão nasal e da tosse. A massagem realizada ao passar o medicamento nas costas aquece a região, promovendo o alívio do desconforto muscular.

Como aliviar tosse seca: 7 dicas que podem ajudar

  1. Priorize hábitos e dietas adequadas. ...
  2. Evite alérgenos em potencial. ...
  3. Hidrate-se bastante. ...
  4. Faça repouso e tente relaxar. ...
  5. Mantenha o ambiente umidificado. ...
  6. Analgésicos para aliviar a dor de garganta. ...
  7. Chás a base de alho, mel e/ou limão.

A cebola, especialmente a roxa, contém quercetina, uma substância com efeitos antioxidades, antiinflamatórios e sedativos que ajudam a conciliar o sono.