Quais são os benefícios do chá de camomila com orégano?

Perguntado por: atavares . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.9 / 5 3 votos

A dica é fazer um chá de camomila com orégano (veja a receita aqui!) bem quentinho antes de dormir. > A combinação tem efeito calmante e leve sedativo, aliviando cólicas e estresse.

Fácil de preparar, o tempero fortalece a imunidade, tem ação antifúngica, anti-inflamatória e auxilia no funcionamento do organismo. Por isso, ao ser consumido a longo prazo, esse chá ajuda a diminuir sintomas de alergia, gripes e resfriados e é sobre as propriedades da erva aromática que vamos falar no post de hoje.

A combinação de orégano e camomila tem efeito calmante e leve sedativo, que contribuem para aliviar as cólicas e o estresse. Tomar o chá quente antes de dormir é uma excelente dica. O orégano possui atividade antioxidante e anti-inflamatória, amenizando os efeitos adversos que o estresse causa no metabolismo celular.

Se ingerido antes da hora de dormir, pode garantir um sono mais calmo e relaxante. Pode também ajudar na digestão, por ser uma boa fonte de fibras, além de evitar a retenção de líquido e desidratação. Outra curiosidade é que ele combate a flatulência e a sensação de estufamento depois de uma refeição.

Anti-inflamatório
Os compostos flavonoides e fenólicos também têm conhecida ação anti-inflamatória para o organismo. Isso leva os pesquisadores a acreditarem que o chá de orégano pode, sim, ajudar a aliviar problemas como tosse seca, dores nas articulações e irritação na pele.

Os benefícios do orégano para a saúde
Ajuda no relaxamento muscular. Auxílio na digestão e absorção de nutrientes. Combate às flatulências. É rico em vitaminas como A, E e K, além de ser fonte dos minerais zinco, ferro, magnésio, cálcio e potássio e de ômega 3.

Possíveis efeitos colaterais
Raramente, o chá de orégano pode causar reações alérgicas em algumas pessoas, que inclui sintomas como inchaço no rosto, coceira na pele, diarreia e falta de ar.

O uso do orégano ou da bebida feita a partir da erva por hipertensos, segundo a profissional, pode contribuir positivamente para o tratamento da doença, pois a planta pode reduzir o consumo de sal diariamente nas refeições.

Após um mês bebendo chá de orégano, constatou-se que 84% das mulheres passaram a ter um ciclo menstrual regular, contra apenas 16% que ainda apresentavam o ciclo irregular.

Como fazer chá de orégano

  1. Em 1 xícara de chá, coloque 1 colher (sopa) de folhas de orégano secas;
  2. Adicione água fervente e abafe com uma tampa;
  3. Beba morno ou frio;
  4. Se preferir, pode adoçá-lo com açúcar ou mel.

Alguns estudos sugerem que o orégano pode ter propriedades ansiolíticas e relaxantes. Beber chá de orégano pode ajudar a aliviar sintomas leves de ansiedade e estresse, proporcionando uma sensação de calma.

Devido à presença de certos componentes, o chá de orégano é indicado para pessoas que estão no processo de emagrecimento e, dessa forma, auxilia na perda de peso. Entretanto, vale lembrar que isso não faz com que o alimento possa ser considerado um emagrecedor natural.

O chá de orégano não é indicado para mulheres grávidas ou que estejam amamentado. Assim como esse chá também não deve ser consumido por pessoas alérgicas a plantas da família Lamiaceae, como manjericão, lavanda, manjerona, hortelã e sálvia.