Pode fazer chá com água fervendo?

Perguntado por: nnovais . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.1 / 5 20 votos

Nunca faça o chá com água fervendo: se a fonte for confiável, misture a erva antes do ponto de fervura. Se não, desligue o fogo após o ponto de ebulição e espere esfriar um pouco antes da mistura.

Evite ferver a água (salvo a exceção dos chás oxidados). Uma dica simples é desligar o fogo ou sua chaleira elétrica quando perceber o surgimento das primeiras pequenas borbulhas (se puder utilizar algum medidor de temperatura, melhor ainda!);

Caso a bebida seja preparada com água de torneira, recomenda-se deixá-la ferver por uns dois minutos (para remover o cloro dissolvido na água) e deixá-la esfriar até uma temperatura adequada (por volta de 60 graus)”, aconselha o químico.

Como cada tipo de chá possui uma temperatura há quem não goste de ferver a água, nestes casos o melhor a se fazer é ferver a água e deixá-la esfriar. Ferver a água também elimina o cloro e microrganismos.

Como fazer: colocar a água para ferver e, logo que as primeiras bolhas estiverem sendo formadas, desligar o fogo. Despejar a água fervente sobre as plantas secas ou frescas, abafar e deixar repousar por 5 a 10 minutos. Por fim, coar e beber.

Adicione a erva na água e tampe o recipiente, deixando por cinco minutos abafado em infusão; Não ferva as folhas e flores; Coe e sirva ainda quente.

Infusões de flores, folhas e ingredientes delicados o tempo de infusão será entre 3 e 4 minutos, com temperatura entre 70 °C e 85 °C. Para ingredientes mais duros, como caules, raízes, sementes e especiarias, o tempo de infusão é de 5 a 10 minutos, com a água fervente.

A diferença entre tomar o chá quente e o chá frio está apenas na temperatura mesmo. Além disso, depende apenas do seu paladar e da sua rotina. Tanto um quanto o outro, são ótimas formas de se esquentar nos dias frios e de se refrescar nos dias mais quentes.

Quanto de chá tomar por dia? De acordo com a nutricionista Giovanna Rezende, a maioria dos chás pode ser consumido diariamente, em doses pequenas, como de uma a duas xícaras diárias. Alguns não oferecem perigo se tomados até cinco xícaras, mas isso deve ser avaliado com um nutricionista.

O ideal é beber o chá logo após ficar pronto, antes que o oxigênio do ar destrua parte dos componentes ativos. Mas a bebida preserva substâncias importantes para o corpo até 24 horas após o preparo. Depois disso, as perdas são consideráveis.

Já as bebidas quentes trazem uma sensação imediata de aconchego e conforto e quando se encontram em temperatura elevada, suas propriedades medicinais são acionadas deixando sua bebida ainda mais eficaz.

Também existe o que chamamos de infusão a frio. Ao contrário do chá gelado, consiste em preparar o chá utilizando água fria. Isto quer dizer que nunca iremos colocar as folhas do chá em contato com a água quente. Na verdade, as deixamos repousar – por muito mais tempo – na água natural ou fria.