Como tomar o chá de hortelã quente ou frio?

Perguntado por: eviana . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.8 / 5 19 votos

Especialistas lembram que o chá perde as propriedades quando está gelado – vira um refresco. Ele só funciona quando está quente.

A diferença entre tomar o chá quente e o chá frio está apenas na temperatura mesmo. Além disso, depende apenas do seu paladar e da sua rotina. Tanto um quanto o outro, são ótimas formas de se esquentar nos dias frios e de se refrescar nos dias mais quentes.

Modo de preparo:
Deixar a infusão repousar durante 10 minutos e coar. Este chá deve ser bebido ainda quente, de 2 a 3 vezes por dia, entre as refeições.

Outro chá que pode ser bebido gelado sem perder em sabor e nutrientes é o chá de hortelã.

O chá de hortelã pode ser servido quente como bebida relaxante em dias de inverno ou gelado como drinque refrescante em dias de verão.

  1. Tempo de preparo (quente): 5 minutos.
  2. Tempo de preparo (infusão): 5 a 10 minutos.
  3. Tempo total: 10 a 15 minutos.

No geral, bebidas geladas ajudam a acelerar o metabolismo, pois quando você bebe algo gelado, o organismo precisa trabalhar mais para que o líquido seja aquecido e metabolizado. Já as bebidas quentes trazem uma sensação imediata de aconchego e conforto.

O chá de hortelã pode ser utilizado para o mau hálito, alívio de cólicas menstruais e intestinais, gases, tratamento de resfriados, alívio dos sintomas da rinite, sinusite e asma, dores de cabeça, melhora da concentração, diminuir sintomas do estresse e da ansiedade.

A hortelã faz bem para a saúde? Sim!

  • Alivia tosse e congestão nasal.
  • Combate doenças respiratórias.
  • Melhora a Síndrome do Intestino Irritável.
  • Reduz os gases.
  • Melhora a digestão.
  • Melhora a saúde da pele.
  • Possui ação calmante.

Chá de hortelã
No sono, ele é capaz de proporcionar calmaria — aqui, vale até mesmo combiná-lo com outras plantas, como a camomila ou a lavanda. Portanto, fique tranquilo, se você tinha essa dúvida, chá de hortelã pode tomar à noite, sim!

Outro uso interessante da erva é no alívio de náuseas e enjoos, justamente graças as propriedades que aliviam as contrações do estômago. Para obter todos esses benefícios, o ideal é beber de 1 a 2 xícaras de chá ao dia. Ademais, a hora de ingerir a bebida faz toda a diferença.

Já as bebidas quentes trazem uma sensação imediata de aconchego e conforto e quando se encontram em temperatura elevada, suas propriedades medicinais são acionadas deixando sua bebida ainda mais eficaz.

Alguns estudos mostram que a hortelã também pode baixar a glicose no sangue e a pressão arterial, por isso, o chá não é recomendado para pessoas que tomam medicamentos para diabetes ou com problemas de pressão arterial. Além disso, pessoas que apresentam pedras nos rins também devem evitar o consumo do chá.