Pode tomar chá sem ferver a água?

Perguntado por: lfogaca . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.6 / 5 14 votos

Como cada tipo de chá possui uma temperatura há quem não goste de ferver a água, nestes casos o melhor a se fazer é ferver a água e deixá-la esfriar. Ferver a água também elimina o cloro e microrganismos.

Para fazermos um chá por infusão, coloca-se um pouco de água quente (que quase entrou em fervura) em um recipiente com as ervas e folhas escolhidas, podendo ser na própria xícara ou no bule. Após, tapa-se por alguns minutos para que os princípios ativos dos “ingredientes” liberem-se na água.

Um exemplo: para fazer infusões das folhas do chá (Camellia Sinensis), flores e ervas diversas, não se deve deixar a água ferver a ponto de surgirem grandes borbulhas, pois isso certamente irá queimar o chá, alterando o gosto e comprometendo as propriedades das plantas.

Também existe o que chamamos de infusão a frio. Ao contrário do chá gelado, consiste em preparar o chá utilizando água fria. Isto quer dizer que nunca iremos colocar as folhas do chá em contato com a água quente. Na verdade, as deixamos repousar – por muito mais tempo – na água natural ou fria.

Como fazer: colocar a água para ferver e, logo que as primeiras bolhas estiverem sendo formadas, desligar o fogo. Despejar a água fervente sobre as plantas secas ou frescas, abafar e deixar repousar por 5 a 10 minutos. Por fim, coar e beber.

Infusão em água quente:
Não é aconselhável ferver a água juntamente com estes tipos de ervas, pois além das essências evaporarem, as ervas podem perder suas propriedades medicinais.

Cada erva possui características específicas, por isso, não é possível estabelecer um período de validade para os chás. Depois de feita, nenhuma bebida deve ser consumida após 12 horas. E, neste período, deve ficar armazenada em recipiente de vidro e com tampa.

A diferença entre tomar o chá quente e o chá frio está apenas na temperatura mesmo. Além disso, depende apenas do seu paladar e da sua rotina. Tanto um quanto o outro, são ótimas formas de se esquentar nos dias frios e de se refrescar nos dias mais quentes.

Quanto de chá tomar por dia? De acordo com a nutricionista Giovanna Rezende, a maioria dos chás pode ser consumido diariamente, em doses pequenas, como de uma a duas xícaras diárias. Alguns não oferecem perigo se tomados até cinco xícaras, mas isso deve ser avaliado com um nutricionista.

“As pessoas às vezes fazem uma garrafada e coloca na geladeira, mas isso não é o ideal. Segundo estudos científicos, o chá só tem validade de 12 horas, após esse esse período a quantidade de princípio ativo na bebida vai diminuindo, então ele vai perdendo o poder fitoterápico”, revela.

O hábito de tomar chá gelado não é algo muito presente em nossos hábitos cotidianos, mas certamente é uma atitude que traz uma série de benefícios para a saúde. Além disso, eles são saborosos e podem ser uma alternativa refrescante para as bebidas com as quais já estamos acostumados por aqui no Brasil.

5 motivos para acrescentar chá gelado na rotina:

  • Refrescam o corpo. ...
  • Facilitam a hidratação. ...
  • Auxiliam na dieta. ...
  • São opções saudáveis para as crianças e idosos. ...
  • Combinam com drinks e receitas refrescantes.

Em entrevista para a National Geographic, Yamaguchi explica que o melhor momento para tomar chá é duas horas após o almoço ou jantar. "O chá tem propriedades antioxidantes que interferem na absorção do ferro", explica.

Não existe um momento certo do dia para beber chá. Se for pelo prazer, toda hora é hora. Já para conseguir algum benefício, isso pode variar. Pela manhã, o chá-preto é mais aconselhável porque estimula a produção dos neurotransmissores cerebrais que nos dão energia.