O que significa a cocada preta?

Perguntado por: emelo . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.6 / 5 12 votos

Em 1808, quando a família real portuguesa veio para o Brasil, o rei Dom João VI era o primeiro a comer as cocadas, pois eram as mais fresquinhas e cobiçadas nas refeições reais, apenas depois disso, o resto das pessoas podia se servir. Daí veio a expressão 'rei/rainha da cocada preta'.

Você já dever ter conhecido alguém que se sente “o rei da cocada preta”, essa expressão é comum no Brasil e significa ser uma pessoa que se acha muito importante, arrogante e que sobrepõe aos outros como os reis e rainhas da época da Família Real Portuguesa.

Já a cocada escura, que também é conhecida como cocada preta ou cocada morena, é assim por causa do açúcar um pouco queimado, Daí tem um sabor forte e às vezes um pouquinho amargo que combina bastante com coco.

A cocada é uma iguaria africana. Na época da escravidão, as negras faziam esse doce para os senhores e para isso usaram um ingrediente abundante na Bahia, o coco. Os escravos também consumiam cocada como uma forma de deixar a vida menos dura.

Os brasileiros passaram a usar a frase para debochar de pessoas arrogantes que se sobrepõem aos outros, como se fosse um rei ou rainha.

Na umbanda, a cocada é usada como oferenda para as entidades conhecidas como baianos e erês. Deburu, do iorubá “gúgúrú”, que significa “milho seco frito”, é a pipoca oferecida aos orixás Obaluaiê e Omolu.

Além disso, a cocada também está diretamente relacionada às religiões de matriz africana, como o candomblé, ela é utilizada como oferenda para Oxalá, o principal orixá da religião.

A principal diferença entre a cocada branca e preta está na cor e sabor. A cocada branca é feita com açúcar comum e tem um sabor mais suave, enquanto a cocada preta utiliza açúcar caramelizado, que dá um sabor mais intenso e a coloração escura.

Resposta: Ela deriva de “coco”. E esta viria do Português mesmo, na antiga acepção de “monstro usado para assustar crianças, Cuca”. Consta que os navegadores portugueses, ao verem esse fruto, lhe deram esse nome porque as três marcas redondas que ele apresenta lembram uma face.

A sua verdadeira origem no Brasil ainda não é muito bem definida, mas sabe-se que está relacionada aos povos afro-brasileiros dos tempos da colonização. Feita com coco ralado, açúcar mascavo e água, a cocada é uma iguaria africana, que provavelmente foi inserida na culinária brasileira por meio dos escravos.

Entre os principais tipos relatados estão rapadura, cocada, pé de moleque, ambrosia, arroz doce e doces de frutas, onde além dos tradicionais de banana, goiaba, abóbora, cidra ralada, etc., e também o furrundu.

A cocada é muito apreciada no país e ganha ainda mais destaque no cardápio das festas juninas. Sua origem data do século 16 e está ligada aos escravos africanos que usavam o coco, ingrediente abundante na Bahia, para preparar o doce como oferenda aos orixás.

1. doce de coco ralado e calda de açúcar, cortado em formatos variados (quadrados, losangos, etc.) 2. doce semelhante, feito com coco e outros ingredientes (leite condensado, gema, etc.)

1. Docinho de côco. Expressão utilizada para dizer que alguém é um amorzinho, uma gracinha.

Morte de Mariana Costa
Há 2 anos a irmã da publicitária Mariana Costa, Carolina Costa, entrou para as estatísticas das vítimas de feminicídio. Mariana foi estuprada e morta pelo próprio cunhado, o empresário Lucas Porto, que está preso e aguardando julgamento. “Mariana foi uma vítima no dia 13 de novembro de 2016.

Os melhores locais para as homenagens a Xangô são montanhas, cachoeiras ou pedreiras. O grande senhor da evolução se satisfaz com ofertas de velas brancas, vinho rosé, água pura, coco fatiado com mel e pipocas, rosas, margaridas e crisântemos.