Pode comer coco à noite?

Perguntado por: omartins . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.6 / 5 7 votos

Por ser bem versátil, o fruto pode ser usado desde o café da manhã até ao jantar.

As fibras são essenciais para o desenvolvimento do intestino e na digestão dos alimentos. Assim como dissemos anteriormente, uma única porção de 80 gramas de coco já entrega 7 gramas de fibra. Se você precisa melhorar sua saúde do intestino, opte por comer a parte branca do coco pela manhã.

Por ser fonte de gorduras, é importante lembrar que o coco um alimento calórico e precisa de moderação no consumo junto de uma alimentação saudável e equilibrada. Procure um nutricionista. Paula Mar Pinto é nutricionista clínica por formação, mas se considera uma "facilitadora de experiências saudáveis".

O coco não é considerado um alimento remoso e deve ser apenas evitado por pessoas alérgicas ou intolerantes a este alimento. Os alimentos remosos clássicos são aqueles ricos em gorduras trans, carne processada, carboidratos refinados ou refrigerantes, por exemplo.

Por ser uma fruta rica em gorduras e calorias, o ideal é consumir no máximo 2 colheres de sopa de coco seco ralado ou 30 g de polpa de coco por dia.

É rica em fibras que auxilia o bom funcionamento intestinal, e em potássio, excelente fonte de energia pelo elevado teor de calorias. Uma dúvida comum é se à água de coco de caixinha tem as mesmas propriedades da in natura.

Alimentos que podem ser consumidos com moderação
Alguns alimentos, apesar de conter gorduras, podem ser consumidos de forma moderada e em pequenas porções em caso de fígado gordo, como azeite, abacate, coco, amendoim, castanha, nozes e peixes ricos em ômega 3, como salmão e sardinha.

Berries e frutas vermelhas
As berries como a goji berry e a blueberry (ou mirtilo) além de frutas como morangos, amoras e framboesas, são ótimas opções de lanche noturno devido ao seu baixo teor calórico. Para se ter uma ideia, uma porção de 100 gramas dessas frutas frescas contém aproximadamente 50 calorias.

Segundo a nutricionista clínica e funcional Carolina Lara, um dos benefícios do coco é ajudar no emagrecimento. Isso porque a fruta, rica em fibras e ácidos graxos curtos, dá saciedade e energia. A especialista ainda explica que ela tem ações antioxidantes que auxiliam no detox do corpo.

As fibras presentes tanto na polpa quanto na água de coco ajudam também a regular o trânsito intestinal, sendo indicada para melhorar o funcionamento do intestino e recomendada para pacientes com gastrite, colite e úlcera.

Verdade. Nem só de gordura é feita a polpa do coco seco, em um pedaço médio de coco (aproximadamente 40g) encontramos 2,15g de fibras, além de outros nutrientes, como vitaminas e minerais.

E sabe a parte branca do coco? Além de carboidrato, por lá também tem gordura. Isso também passa na glicemia. Então um diabético pode consumir água de coco, mas lembrando que tem carboidrato e não substituindo a água de coco por água.

O coco seco (marrom) e o coco fresco (verde) são a mesma fruta. A diferença é o tempo de maturação de cada uma. Quando colhido com sete meses é o coco verde, que aproveitamos a água. O coco maduro fica até 10 meses no coqueiro.

Fornecendo fibras e bactericida com propriedades analgésicas e antivirais. Os benefícios da água e polpa do coco são inúmeros, e com a casca não poderia ser diferente.