Como escaldar folhas?

Perguntado por: ifarias . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.6 / 5 6 votos

Então use uma faca para retirá-los. Mas não precisa jogar o talo fora: você pode usá-los depois na hora de bater um sucão verde, por exemplo. Depois, leve as folhas, uma de cada vez, a uma panela alta com água fervente em abundância por poucos segundos e retire em seguida com muito cuidado.

Escaldar é cozinhar um alimento em água fervente. Para fazer isso, tudo o que você precisa é encher uma panela com água e esperar até que ele tenha chegado ao ponto que deseja. Esse processo não consiste em dar um choque térmico no vegetal, mas, sim, cozinhá-lo.

Escaldar é uma maneira suave de cozinhar alimentos em líquidos em fogo baixo ou fervendo.

Branquear o espinafre é uma ótima maneira de manter as folhas bem verdinhas e garantir a absorção de mais nutrientes do alimento. Para preparar, basta colocar o espinafre numa panela com água fervendo, deixar por um minuto, e depois passar para outro recipiente com água bem gelada.

Quanto tempo isso vai demorar dependerá da quantidade de frango que você está escaldando e quanto líquido há na panela, mas deve demorar menos de 15 minutos.

Significado de Escaldador
adjetivo, substantivo masculino Que, ou o que escalda. Etimologia (origem da palavra escaldador). Escaldar + dor.

De modo geral, a cocção se divide em três grandes métodos: calor seco, quando você cozinha sem utilizar líquido, mas que pode ter adição de gordura; calor úmido, que é o cozimento com água em forma líquida ou gasosa; e o calor misto, que combina as duas técnicas em diferentes etapas.

1) CALOR SECO: não há meio aquoso para a cocção. O alimento sofre desidratação, concentram-se as substâncias extrativas dos alimentos, favorecendo seu sabor. Exemplos: refogar, assar, grelhar, saltear, fritar. quais o alimento será exposto para máxima preservação do seu valor nutricional.

Assim como refogar ou selar, branquear é outra técnica básica de cozinha. Menos conhecida e utilizada que as outras, ela pode ser muito útil para o seu dia a dia. Branquear, em resumo, é o mesmo que escaldar os alimentos em água fervente e depois dar um choque térmico nesses ingredientes com água gelada.

No entanto, como ele retém os nutrientes e o sabor, o espinafre congelado fica ótimo quando adicionado a vitaminas e pratos cozidos. Escaldar o espinafre permite que ele permaneça comestível por muito tempo, mas você também pode congelar sem escaldar.

Verduras folhosas
Devem ser deixadas de molho na solução com água sanitária. Para eliminar todas as sujeiras e microrganismos de alface, rúcula, agrião, couve, brócolis e espinafre, a recomendação é diluir quatro gotinhas de hipoclorito de sódio ou uma colher de sopa de água sanitária em um litro de água.

De acordo com Carina, uma saída para proteger os nutrientes do espinafre e desativar o tal do oxalato é apostar no branqueamento. A técnica consiste em ferver água, jogar o vegetal nela por 30 segundos e, aí, mandá-lo imediatamente para um banho de água com gelo.

Sem exagero o espinafre cru pode ser comido. Mas espinafre contém ácido oxálico, um anti-nutriente**. O ácido oxálico interfere na absorção de minerais, principalmente cálcio e magnésio.

Não há uma recomendação específica de quantidade de consumo de espinafre, mas ele pode ser incluído na dieta sem medo. “Por ser um vegetal de baixa caloria e riquíssimo em nutrientes e fibras, o consumo pode ser feito à vontade, assim como outros alimentos do grupo dos vegetais folhosos”, diz Barca.