O que causa costela saltada?

Perguntado por: emendes . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.5 / 5 15 votos

Algumas teorias sugerem que uma costela mais alta que a outra de forma protuberante pode estar ligada a fatores genéticos ou má postura, enquanto outras postulam que isso poderia ser devido a diferenças de postura ao longo da vida ou à compressão entre duas costelas durante o desenvolvimento fetal.

Com relação a costelas altas, uma peça de modelagem reforçada na parte frontal pode ajudar significativamente a atenuar a desproporção causada por essa condição, desde que o uso seja acompanhado por ortopedista.

A escoliose pode causar protuberância da costela de um lado e diferença de comprimento da perna, o que geralmente resulta em disfunção no modo de andar. Dor, dificuldade nas posições sentada ou em pé, falta de flexibilidade e rigidez da coluna geralmente estão associadas com a escoliose.

Causas. Pectus Carinatum resulta dum crescimento excessivo das cartilagens junto ao esterno, que ligam o esterno às costelas, provocando a sua projeção para a frente. O seu aparecimento pode manifestar-se a partir do nascimento.

As duas últimas costelas falsas (11-12) também são chamadas de costelas flutuantes. Estas são costelas curtas que não se prendem de forma alguma ao esterno. Em vez disso, suas pequenas cartilagens costais terminam dentro da musculatura da parede abdominal lateral.

Busque um cirurgião torácico para realizar uma tomografia.

Traumas. Esforço físico específico, como levantamento de peso, e exercícios extenuantes. Movimentos repetitivos, incluindo tosse severa. Tumores na articulação costosternal.

A inflamação é percebida ao sentir dor no meio do peito, cuja intensidade varia de acordo com a realização de movimentos que envolvam o tronco, como respirar fundo, estresse físico ou olhar para trás. Muitas vezes, essa dor pode até ser sentida como uma sensação de pressão, que acaba sendo confundida com um infarto.

Os sintomas das Fraturas na Costela são:

  1. Dor no tórax, que se agrava ao tocar o tórax ou ao respirar,rir ou tossir;
  2. Dor que aumenta ao realizar movimento de torção no tronco;
  3. Hematomas no local;
  4. Dificuldade respiratória.

A escoliose é uma curvatura anormal da coluna para um dos lados do tronco, podendo causar assimetria e dor. Saiba quando procurar ajuda. Escoliose é uma curvatura anormal da coluna para um dos lados do tronco, determinada pela rotação das vértebras.

Estima-se que cerca de 20-30% das pessoas têm uma ou mais costelas que sobressaem um pouco mais do que as demais. Em geral, essa diferença de altura não é perceptível para o observador casual e, geralmente, não causa nenhuma dor física ou desconforto.

Nos casos de Pectus Excavatum (PE), com pronunciado afundamento do esterno sobre o coração e pulmões, além da dor retro esternal e dispneia ao esforço, os doentes podem apresentar: taquicardia, palpitações, alterações à auscultação cardiaca, infeções respiratórias de repetição, tosse, sibilos e fadiga.

O baço é, de modo geral, afetado por muitos problemas sistêmicos (que atingem o corpo inteiro), mas não é frequentemente acometido por questões diretas e restritas a ele.

Pode sim. Como as costelas estão intimamente relacionadas com a coluna torácica, as costelas tendem a "rodar" na mesma direção que as vértebras.