Pode comer o cabo do cogumelo?

Perguntado por: aamorim . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 3 votos

Você pode comer os talos dos cogumelos sim! Seja de qual tipo ele for: shimeji, shitake, paris, eryngui, portobello, em todos estes os talos são comestíveis e seguros para serem utilizados em receitas.

Do shitake se aproveita tudo, inclusive os talos, geralmente descartados. A receita de grelhado, por exemplo, é uma das ideias mais práticas do agricultor. Depois de fatiar os talos, coloque em uma frigideira a manteiga, o alho, o tomate e acrescente a parte cortada dos cogumelos.

Shiitake (Lentinula edodes)
O talo é separado do chapéu por ser muito fibroso para comer, mas pode ser usado para fazer caldo.

"Após colocar os cogumelos em contato com a água, perdemos o sabor deles ao cozinhar. Não se lava nenhum tipo de cogumelo, porque eles são muito sensíveis, como flores", afirma Vanessa. Para limpá-los, ela recomenda utilizar uma escovinha de bebê ou até mesmo uma escova de dentes macia.

Você também pode identificar que um cogumelo está estragado quando notar alterações em sua textura. Verifique se eles aparentam estar secos ou quebradiços. Aperte delicadamente os talos e chapéus para perceber se eles estão murchos. Se tiverem essas características, é bom dispensar seu consumo.

Há várias formas de usar os talos dos cogumelos na culinária. Você pode fazer caldos para sopas, caldos para risotos, salgadinhos, recheios e outras delícias.

O shitake é considerado o rei dos cogumelos e é marcante por ser mais rígido, pelo sabor, e também por ser mais utilizado em molhos, caldos e sopas. Já o shimeji, na verdade, apresenta algumas variedades e o ideal é não consumi-lo in natura, podendo ser refogado, com azeite ou manteiga e alho.

O cogumelo pode ser consumido inteiro, não é preciso retirar o talo. O cogumelo Portobello pode ser consumido crú ou cozido. Não é preciso lavar com água, recomenda-se apenas utilizar uma escova ou um pano úmido para retirada de possível sujeira superficial.

Não os lave na água! Pois absorvem e perdem sabor no processo. O Ideal é passar um papel toalha ou pano úmido, levemente em sua superfície.

O shiitake (Lentinula edodes) é um cogumelo comestível nativo do leste da Ásia. A espécie é hoje em dia o segundo cogumelo comestível mais consumido no mundo, incorporado desde há muito nos hábitos alimentares dos povos asiáticos.

Se o cogumelo apresentar algumas áreas com tons mais escuros, quer dizer que esse cogumelo não pode ser consumido pois já não está bom. O cogumelo paris preto por dentro ou por fora, por exemplo, é um destes sinais, isso também vale para quem se pergunta como saber se o shimeji está estragado.

Coloque os cogumelos moídos de lado e ferva a quantidade desejada de água. Você pode ferver a água em sua panela diretamente, ou fervê-la em uma chaleira e despejá-la.

Inspecione o “pezinho” na parte de baixo do cogumelo e verifique o escurecimento. Se esta parte estiver consideravelmente escura desde a compra, evite o consumo. Observe se os cogumelos aparentam secos e quebradiços. Tateie o pezinho e o chapéu e verifique se este não está murcho e sem consistência.

Extremamente porosos, os cogumelos absorvem a água rapidamente, o que pode alterar a textura e o sabor. "Lavá-los é um pecado", adverte a chef Silvia Percussi. "Se estiver muito sujo, passe na água rapidamente e enxugue com papel." O melhor mesmo, diz o professor Robert Falck, é passar uma escovinha bem limpa e seca.

Sim, é possível comer o cogumelo Paris cru, geralmente em saladas dos mais diversos tipos. Essa é uma iguaria extremamente original.