Onde fica localizado o vasto lateral?

Perguntado por: apereira . Última atualização: 9 de agosto de 2023
4.7 / 5 20 votos

Músculo Vasto Lateral: Esse músculo está localizado na região antero-lateral da coxa, não se evidenciando nessa região/área grandes nervos e vasos sanguíneos. É o local de escolha para aplicar injeções IM nos lactentes, já que representa a maior massa muscular dessa faixa etária.

O músculo vasto lateral é um músculo que compõe o quadríceps femoral e tem como função a extensão do joelho. As fibras formam uma massa forte unida a uma forte aponevrótico que acompanha o músculo cerca de 3/4 de seu comprimento e da profunda superfície da aponevrótico nascem muitas das fibras do mesmo músculo.

localize o terço médio da face externa da coxa, demarcando a linha média da coxa e a linha média do lado externo da coxa, divida o vasto lateral em três partes, devendo ser u lizada a parte média (central) do músculo; introduza a agulha com bisel lateralizado, em ângulo reto (90o) e não aspire.

Você terá de aplicar a injeção na parte externa da coxa, um palmo acima do joelho um palmo abaixo no osso da coxa. O ideal é que a pessoa que vai receber a injeção esteja sentada ou deitada, para que a musculatura esteja mais relaxada.

Músculos indicados para a administração e volume permitido em adultos são: Vasto lateral da coxa: até 4 ml. Região Dorso Glútea – Quadrante Superior Externo: até 5 ml. Região Ventro Glútea: até 4 ml.

As causas mais comuns
Isso pode incluir o uso de sapatos desgastados, correr em descidas ou em superfícies inclinadas, executando muitos treinos de pista na mesma direção, ou simplesmente executando muitos quilômetros (sobrecarga) sem estar devidamente preparado.

Alguns exercícios para trabalhar o músculo do vasto lateral são: agachamento com barra, agachamento frontal, agachamento hack em máquina, prensa de pernas, afundos com halteres e extensões de pernas.

Os locais usuais para a aplicação de injeção IM são: o músculo deltóide (região deltóide — D), os músculos da região glútea (região dorso-glútea — DG e região ventro-glútea — VG) e os mús- culos da face lateral da coxa (região da face ântero-lateral da coxa) — FALC).

A área ventroglútea é a opção de via para administrar as vacinas anti-hepatite B e varicela, como exemplos e alguns soros, como o antirrábico. No caso de aplicação de mais de uma vacina ao mesmo tempo, o local mais indicado é o músculo vasto lateral da coxa, principalmente em crianças menores de 2 anos de idade.

VACINA PNEUMOCÓCICA 10 VALENTE 1ª DOSE IM -VASTO LATERAL COXA ESQUERDA (OBSRVAR 2 cm DE DISTANCIA ENTRE UMA E OUTRA.)

Músculo vasto-lateral da coxa
O local de aplicação deve ser no terço médio do músculo. Nas crianças e em indivíduos caquéticos, deve-se segurar o músculo para assegurar que o medicamento está sendo injetado no tecido muscular.

25 x 7 mm Deltóide Vasto lateral de coxa - Pacientes adultos. - Mulheres com peso superior a 90 kg, indicam- se agulhas com pelo menos 3,8 cm de comprimento. 25 x 6 mm Vasto lateral de coxa - Crianças: a avaliação clínica é imprescindível para tomada de decisão.

E o deltoide é o indicado para vacinas intramusculares em adultos.

A injeção IM é um procedimento complexo e envolve riscos. Estudos relatam complicações possíveis relacionadas à aplicação de medicamentos por esta via, tais como abscesso, eritema, embolia, celulite, necrose tecidual, contratura muscular, fibrose e perda de amplitude de movimento articular, entre outras.

Lesões de nervos
Um erro em local de injeção que preocupa muitos profissionais é o da lesão do nervo isquiático (mais conhecido como ciático). Este erro pode comprometer equilíbrio e movimentação da perna, pés e dedos do lado atingido e até mesmo afetar o crescimento da perna (em crianças).

É um efeito passageiro, mas deve ser comuni- cado ao seu médico. Os principais sinais são: dor, queimação ou in- chação no braço. Eles podem ser sentidos duran- te a injeção ou algum tempo depois. Avise sem- pre a equipe de saúde.