Quando não fazer NPH?

Perguntado por: oandrade . Última atualização: 9 de agosto de 2023
4.1 / 5 9 votos

De acordo com os especialistas, a insulina NPH não é indicada em alguns casos. São eles: Paciente com glicemia muito baixa (hipoglicemia) Paciente alérgico à insulina humana ou a qualquer um dos compostos contidos na fórmula da NPH.

- A Insulina Regular é uma solução clara de aspecto límpido e transparente. - A Insulina NPH é uma solução de aspecto leitoso (esbranquiçada) e turva. - Antes do uso, verifique o aspecto da insulina. Não utilize se notar cor ou aspecto diferente do normal e se estiver fora da validade.

EFEITOS ADVERSOS / REAÇÕES COLATERAIS
Os sintomas em geral ocorrem repentinamente e podem incluir: suor frio, palidez, nervosismo ou tremor, ansiedade, cansaço ou fraqueza incomum, confusão, dificuldade de concentração, sonolência, fome excessiva, alteração temporária da visão, dor de cabeça, náusea e palpitação.

Uma pessoa é classificada como pré-diabética ao medir a sua glicemia em jejum e atingir entre 100 e 125 mg/dl. Já aqueles que atingem a partir de 126 mg/dl são considerados diabéticos. Quais as principais causas?

A insulina NPH pode ser usada em dose única diária em todos os pacientes utilizando doses até 40 UI/dia. Pacientes que necessitam de doses maiores que 40UI/dia deverão ter a dose fracionada para se evitar a hipoglicemia.

Insulina Humana Recombinante NPH é um agente que combate o diabetes, diminuindo o nível de glicose no sangue, após a injeção.

Essa insulina é indicada tanto para crianças quanto adultos, mas também é segura para gestantes com diabetes do tipo 1 e 2, seguindo a orientação médica. Além disso, geralmente, a NPH é utilizada juntamente com a insulina de ação rápida (como a Regular) e serve para equilibrar os níveis de açúcar ao longo do dia.

A administração de dois tipos de Insulina NPH de ação intermediária, e Regular de ação rápida, concomitantemente em mesma seringa. A administração de dois tipos de insulina (NPH e Regular) pode proporcionar um nível glicêmico melhor (KATZUNG; MOSTER; TREVOR, 2014).

O que é necessário é orientar o usuário a realizar a assepsia dos frascos e do local, aspirar primeiro a Insulina Regular para depois a NPH, pois fazendo o contrário, os cristais da NPH podem entrar no frasco da Regular, reduzindo a sua atividade (3).

A superdosagem de insulina é capaz de levar a pessoa ao coma e, em seguida, a morte por hipoglicemia, independentemente de ela ser diabética, explica a endocrinologista Denise Reis Franco, diretora da ADJ Associação Diabetes Brasil.

O valor normal para a glicose pós prandial é inferior a 140 mg/dl. Normalmente depois de 2 horas da ingestão de uma refeição, nas pessoas normais acontece uma rápida elevação da secreção de insulina, alcançando picos máximos após 1 hora, mas depois de 2 horas a glicose fica em valores inferior a 140 mg/dl.

Isto ocorre porque o pâncreas não está produzindo insulina suficiente, ou porque as células se tornaram resistentes à ação da insulina, ou ainda por ambos os motivos.

O nível de glicose é considerado normal quando está inferior a 100 mg/dL.

Isto acontece porque os sistemas neurobiológicos que controlam o sono e nosso relógio biológico e os que controlam os níveis de açúcar no sangue são em parte os mesmos.