Quem tem problema de pressão alta pode tomar chá de espinheira santa?

Perguntado por: dramos . Última atualização: 9 de agosto de 2023
4.1 / 5 15 votos

A planta com propriedades digestiva e antiácida não é recomendada a pacientes em uso de anti-hipertensivos (medicação para Hipertensão arterial sistêmica), sob risco de elevação do efeito do fármaco, necessitando de reajuste na dose.

Estudos mostram a indicação popular também como depurativo do sangue e no tratamento de diabetes, problemas no sistema urinário e problemas intestinais.

Este medicamento é contraindicado para crianças abaixo de 12 anos de idade. Não existem recomendações específicas para o uso de espinheira santa herbarium em pacientes idosos e outros grupos de risco.

A espinheira-santa é uma planta medicinal brasileira, amplamente utilizada na medicina popular no tratamento de gastrite e indigestão. Utilizada há séculos pelos índios no Brasil, Peru, Argentina e Paraguai especialmente no tratamento de úlcera, indigestão, gastrites, dores de barriga e cicatrizante.

Chá de Espinheira Santa – é recomendado o consumo após as refeições, ou de acordo com a orientação de um profissional habilitado. O preparo é simples: adicione 3 colheres de sopa da erva em 500ml de água fervente, desligue o fogo, abafe, coe e consuma.

O chá de espinheira santa também é contraindicado para pessoas com hipotensão, pacientes com problemas renais ou que façam uso de medicamentos para diabetes, hipertensão e problemas cardíacos.

Posologia: uma xícara do chá (200ml), 3 vezes ao dia (uma hora após as refeições e uma hora antes de deitar-se). Tempo de tratamento: em torno de 30 dias. Apresentação: embalagem contendo 22,5g de folhas secas rasuradas de Maytenus ilicifolila, fracionadas em doses unitárias de 1,5g.

QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE PRODUTO? Pessoas com histórico de hipersensibilidade a qualquer um dos componentes da fórmula não devem fazer uso do produto. Este produto é contraindicado para pessoas com hipersensibilidade e alergia a extratos de Espinheira santa ou outras plantas da família Celastraceae.

A espinheira santa de nome científico Maytenus ilicifolia é uma planta medicinal, cientificamente comprovada sua eficácia no combate às dores de estômago, gastrite, úlcera, azia e queimação devido às suas propriedades medicinais.

A ESPINHEIRA SANTA É UM FITOTERÁPICO QUE APRESENTA IMPORTANTE AÇÃO TERAPÊUTICA E EFEITOS EFICAZES SOBRE ACIDEZ E ULCERAÇÕES DO ESTÔMAGO, SUAS FOLHAS SÃO UTILIZADAS HÁ MUITO TEMPO PELO POVO BRASILEIRO COMO RECURSO TERAPÊUTICO E TAMBÉM É UM TRATAMENTO ALTERNATIVO APROVADO E OFERECIDO DE FORMA GRATUITA ATRAVÉS DO SUS, E ...

ex Reissek, conhecida popularmente como espinheira santa, pode ser utilizada nas gastrites, dispepsias e no tratamento coadjuvante de úlceras pépticas. Atua como reguladora das funções estomacais e promove a proteção da mucosa gástrica1,2,3.

Os chás emagrecedores, fitoterápicos e alguns Shakes que substituem refeições devem ser evitados pelo seu potencial de induzir hepatite tóxica. Os compostos que contêm Chá Verde, Espirulina, Erva Cavalinha, Espinheira Santa, Óleo de cartamo, Centelha Asiática, Noni e Babosa são particularmente perigosos.