Quando a gripe evolui para pneumonia?

Perguntado por: lbernardes . Última atualização: 9 de agosto de 2023
4.5 / 5 18 votos

Por isso, ao iniciar os sintomas de uma gripe é preciso ficar atento quanto ao agravamento dos sintomas. Se começar a sentir febre alta, dificuldade para respirar, dor no peito e taquicardia é preciso procurar tratamento médico imediatamente.

Para identificar se uma gripe evoluiu para uma pneumonia, a médica aponta alguns sintomas comuns que se deve ter mais atenção. Normalmente, o paciente começa com sintomas gripais acompanhados de dor no peito, tosse carregada — com catarro espesso, mais amarelado —, falta de ar e febre acima de 37,8ºC.

Ou seja, após três ou quatro dias, ainda haverá mal-estar generalizado, tosse, febre, falta de ar, entre outros sintomas da pneumonia. Pneumonia pode ser causada por substâncias tóxicas.

Os sintomas mais comuns são tosse com secreção (pode haver sangue misturado), febre alta (que pode chegar a 40°C), calafrios e falta de ar ou dor no peito durante a respiração. O diagnóstico é feito por meio da história do paciente, do exame clínico e de raio-x do tórax.

Isso acontece porque além do vírus da gripe ser mais deletério às células pulmonares, a infecção viral torna o organismo mais suscetível a uma contaminação bacteriana no pulmão.

“Porém, qualquer pessoa pode desenvolver pneumonia, principalmente em períodos de baixa imunidade. A recomendação é, quando gripado, evitar tabagismo e ingesta de álcool, ter uma alimentação balanceada e se hidratar”, salienta o pneumologista.

Portanto, fique atento à evolução dos sintomas, especialmente após os primeiros cinco dias. E para os pacientes de risco, a indicação é buscar um profissional em casos de febre, prostração e falta de apetite (que pode levar a uma rápida e perigosa desidratação).

Pneumonia Viral
Pode ser transmitida por pessoas, através da tosse, coriza, secreção e pelo ar. Comumente esse tipo de pneumonia é causada pelos seguintes tipos de vírus: Adenovírus.

Falando nisso, os “sintomas da gripe bacteriana” costumam ser os seguintes:

  1. Coriza;
  2. Dor de cabeça e nas articulações;
  3. Mal-estar no corpo;
  4. Fadiga;Tosse e garganta inflamada;
  5. Náuseas e vômitos;
  6. Febre súbita;
  7. Calafrios.

Basicamente, pneumonias são provocadas pela penetração de um agente infeccioso ou irritante (bactérias, vírus, fungos e por reações alérgicas) no espaço alveolar, onde ocorre a troca gasosa. Esse local deve estar sempre muito limpo, livre de substâncias que possam impedir o contato do ar com o sangue.

Catarro verde ou amarelo
Essas células de defesa são empregadas principalmente para combater bactérias, por isso, o catarro esverdeado ou amarelado costuma dar indícios de que se trata de uma infecção bacteriana, como bronquite, pneumonia e similares.

A pneumonia é uma infecção de vias aéreas inferiores, que inclui, além dos pulmões, estruturas como a traqueia, brônquios, bronquíolos e alvéolos. O problema, causado por vírus, bactérias e fungos, pode provocar doença leve a grave em pessoas de todas as idades.

Às vezes a pneumonia pode ser atípica, ou seja, aparecer sem tosse, por exemplo, ou com uma tosse seca, sem catarro — ou até sem febre. Esse tipo de pneumonia pode causar pequenas epidemias familiares ou na escola, e costuma ser causado por vírus ou bactérias mais incomuns, como a clamídia e o micoplasma.

Pode-se definir a pneumonia como infecção que afeta os pulmões, principalmente na região do parênquima pulmonar e o espaço alveolar. Ela pode ser causada por fungos, bactérias, parasitas e vírus. De modo geral, qualquer infecção respiratória pode evoluir para uma pneumonia, como é o caso de uma gripe mal curada.

Sintomas de pneumonia silenciosa
A pessoa apresenta sintomas respiratórios como tosse e febre, mas não apresenta falta de ar importante que indicaria que a saturação de oxigênio estava baixando, com necessidade de procurar imediatamente socorro médico.