O que fazer para parar de tossir?

Perguntado por: dbarros . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.8 / 5 9 votos

Como parar de tossir? 10 dicas para acabar com a tosse

  1. Beba bastante água para manter a garganta hidratada. ...
  2. Use umidificadores de ambiente para evitar os efeitos do clima seco e frio. ...
  3. Mantenha o ambiente bem ventilado e limpo para evitar alérgenos. ...
  4. Prefira alimentos mais macios e leves.

Algumas dicas para amenizar o desconforto com tosse noturna

  1. Beba bastante líquidos ao longo do dia e também antes de dormir, pois a água ajuda a hidratar a mucosa e diluir o muco na garganta.
  2. Não fume. ...
  3. Faça limpeza nasal frequentemente, seja com lavadores nasais, conta-gotas ou seringas com soro fisiológico.

Como dormir de lado ou deitado na cama pode fazer com que o muco fique preso na garganta, é indicado elevar a cabeça usando um travesseiro, mas certifique-se de não levantar muito a cabeça, pois isso pode causar dor ou desconforto.

Gargarejo com água salgada
Não só isso, mas o sal é bactericida e ajuda a eliminar bactérias presentes na boca e garganta. Um gargarejo três vezes ao dia pode ajudar a reduzir a tosse em até 2 dias de duração - ou seja, menos tempo tossindo!

Entre as causas pode ser uma alergia causada pela exposição a algum elemento presente no ar.A tosse persistente é o sinal da presença de alguma doença, sendo as causas alérgicas as principais e mais comuns: a asma brônquica, a rinite alérgica e a sinusite alérgica.

Tosse persistente
Quando a tosse persiste por mais de três semanas, ela pode ser considerada subaguda, a partir de oito semanas passa a ser crônica. Para ambas as situações, a preocupação em procurar um médico é indicada para obter um diagnóstico o mais cedo possível.

O xarope de VICK 44E contém um antitussígeno que ajuda a controlar a tosse (bromidrato de dextrometorfano) e um expectorante (guaifenesina) que ajuda a expulsar o catarro. Vick Xarope 44 | Sua fórmula exclusiva reveste a garganta e sua ação expectorante alivia a tosse.

A tosse seca, associada a uma gripe leve ou resfriado, tende a durar uma média de três ou quatro dias. No entanto, casos mais graves podem durar entre três e oito semanas.

A tosse não é uma doença, e sim um sinal de que algo está irritando as nossas vias aéreas ou os pulmões. É preciso estar atento a tosse, se ela durar mais do que três semanas, ela passa do quadro agudo para o crônico. E aí é preciso procurar um médico para diagnosticar o problema.

A tosse persistente concentrada no período noturno pode acontecer por diversos fatores externos e internos. Dentre eles, é importante destacar que a posição em que a pessoa dorme pode ser determinante, já que a gravidade faz com que a secreção fique acumulada na área onde ficam os pulmões e garganta.

Como tratar a tosse seca persistente? O tratamento da tosse seca persistente dependerá muito da causa do problema. Ele pode ser tratável apenas com um xarope, mas também pode exigir outros medicamentos, como anti-inflamatórios, antialérgicos e, até mesmo, bombinhas para abrir os brônquios e facilitar a respiração.

A aplicação pode ser no peito, pescoço, nas costas e misturado com água quente, a partir do momento que a inalação é realizada, o vapor dos óleos essenciais atuam diretamente para desobstruir as vias aéreas proporcionando alívio e conforto para a respiração.