O que indica a cor do catarro?

Perguntado por: nmartins . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.5 / 5 19 votos

O catarro pode ter cores, e por meio da coloração dá para ter uma ideia do tipo da infecção. Normalmente, nosso catarro é transparente, e nas infecções virais ele pode permanecer assim por bastante tempo. Quando o catarro é verde ou amarelo, provavelmente a infecção é bacteriana.

O catarro amarelo ou verde geralmente é associado a uma infecção bacteriana. A cor verde é causada por uma enzima produzida por células brancas do sangue que estão lutando contra a infecção. Embora possa ser assustador ver essa cor do muco, na maioria das vezes, é um sinal de que o corpo está lutando contra a infecção.

Amarelo: indica o início da resposta inflamatória no combate ao agente infeccioso. Verde: substâncias inflamatórias na secreção, secreção parada que precisa de lavagem. Rosa: presença de sangue no muco. Marrom: Irritação nasal, também pode ser sangue armazenado há muito tempo.

Pneumonia bacteriana é também uma possibilidade. Essa é uma das formas mais comuns de pneumonia, sendo uma suspeita importante na presença do catarro verde. De maneira geral, as bactérias que mais comumente causam a pneumonia bacteriana são Streptococcus pneumoniae (pneumococo) e Haemophilus influenzae.

O catarro verde é um tipo de muco nasal, geralmente espesso e viscoso, que pode ser um indicativo de infecção bacteriana ou viral no sistema respiratório. A coloração esverdeada é resultado da presença de células de defesa chamadas neutrófilos, que combatem os agentes infecciosos.

Catarro transparente é o mais comum
Em um organismo saudável, o catarro não tem cor.

Na grande maioria dos casos, surge obstrução nasal com presença de secreção amarela ou esverdeada, sanguinolenta, que dificulta a respiração. Febre, cansaço, coriza, tosse, dores musculares e perda de apetite costumam estar presentes.

Um dos principais sintomas de pneumonia é a presença de catarro grosso e amarelado. “Muitas vezes o catarro fica amarelo por causa do acúmulo de glóbulos brancos no muco.

Importância de colocar o catarro para fora
Apesar de não ver problemas em engolir o catarro, o médico explica que é importante expeli-lo.

A tosse com catarro esteve presente em 33% deles. Tosse seca é pior do que com catarro? Antes que a seca seja considerada mais preocupante, é importante saber que, mesmo sendo mais comum, ela não é regra.

Ao expectorar, o paciente pode perceber um catarro de cor escura, esverdeado, roseado ou até mesmo com manchas de sangue. Em qualquer situação, você pode procurar atendimento médico para identificar a causa para o sintoma.

Gargarejos com água e sal
Outro método que é bom para expectorar catarro é fazer gargarejos com água morna e sal. Além de aliviar a sensação de dor e a eliminação de microrganismos, o sal pode tornar a secreção mais fina e fluida, fazendo com que ela não fique acumulada por estar espessa demais.

É possível ter pneumonia sem febre? Mesmo sendo atípico, pode ocorrer de um paciente não apresentar sintomas de febre e ser diagnosticado com a doença. Em idosos e crianças recém-nascidas, a ausência desse sintoma é mais comum.

A cor verde é causada pela presença de um tipo de célula de defesa que contém um composto verde chamado mieloperoxidase. “Quando a secreção é sucedida por sintomas novos, que pioram o quadro, como febre, dor na face ou dificuldade respiratória, estes são vários sinais de alerta”, explica Oliveira.

Geralmente, o catarro tem um ciclo de sete dias. Segundo a médica Daniella Porfírio Nunes, do Hospital Sugisawa, caso a secreção permaneça por mais que esse período, um antibiótico pode ser receitado pelo médico. "O mais importante é descobrir a causa, para dar um tratamento adequado", diz.

Você sabe o que é tosse produtiva? Esse é outro nome da tosse com catarro, que acontece quando a garganta está inflamada ou irritada e apresenta acúmulo de secreção ao longo das vias respiratórias. Assim, quando tossimos, ela apresenta um som mais cheio e bem característico.