Quanto tempo dura a coriza da gripe?

Perguntado por: izanette . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.8 / 5 16 votos

A duração da coriza em um resfriado também varia, mas geralmente dura cerca de uma semana.

A maioria dos sintomas dura de cinco a sete dias, com exceção da tosse e do cansaço generalizado, que podem perdurar por até 14 dias2. Ou seja, a resposta de quanto tempo dura uma gripe pode estar mais nos sintomas do que na presença da infecção viral em si.

A inalação de vapores e o uso de nebulizadores são formas efetivas de umedecer as mucosas e aliviar as sensações de nariz escorrendo e entupimento nasal, atuando como ótimos remédios para a coriza. Se não tiver acesso a esses aparelhos para inalação, banhos mornos e bebidas quentes podem servir de alternativa.

No caso da gripe, os primeiros três dias são os mais difíceis, onde os sintomas chegam de forma repentina e atingem rapidamente o seu ápice de intensidade. De fato, as dores de cabeça e no corpo, bem como a febre, costumam ser os sintomas iniciais.

Uma das causas mais comuns da coriza constante é a ocorrência de alergias respiratórias, provocadas por alérgenos inaláveis, como pólen, poeira, ácaros, pelos de animais, odores fortes e gases liberados por produtos químicos, como água sanitária e outros utilizados na limpeza doméstica.

A maioria dos resfriados costuma durar pelo menos quatro dias, mas essa média pode variar entre apenas dois ou até sete dias até que o corpo se recupere da infecção. Depende muito do caso e do quadro.

Tendo por base os casos típicos de gripe, o seu desenvolvimento pode ser dividido em 4 fases.

  • Fase 1: sintomas que indicam o início da gripe. ...
  • Fase 2: mal-estar geral e febre alta. ...
  • Fase 3: tosse produtiva e expetoração. ...
  • Fase 4: os sintomas começam a aliviar.

Higiene nasal e anti-inflamatórios diminuem a coriza.
Estes produtos, no entanto, devem ser utilizados somente com acompanhamento médico. Outra forma rápida e prática de diminuir a coriza é fazer a higiene nasal, prática que pode ser realizada em casa e que é muito recomendada pelos especialistas.

Inalação. Já que a presença de poeira no ambiente pode dar início ao corrimento nasal, fazer a limpeza das vias aéreas pode tratar o sintoma. A inalação pode ser feita com o nebulizador ou com o uso de vapores. Esse processo umidifica as narinas e é muito bom para a coriza.

Existem diversas opções para tratar o corrimento nasal e fazer o nariz parar de escorrer, incluindo: lavagem nasal com soro fisiológico, anti-histamínicos e corticosteroides, hidratação adequada, evitar irritantes ambientais, e em casos graves, cirurgia endoscópica.

É o caso de bebidas alcoólicas ou ricas em cafeína, como o café, chá mate e similares. Elas também podem causar ou piorar o desconforto gástrico, irritando o trato digestivo já afetado pela infecção, dificultando o trabalho de absorção de nutrientes, que é muito importante para assegurar a recuperação da doença.

Os sintomas da gripe, da asma e de outras doenças respiratórias 1 pioram à noite e no início da manhã. Isso acontece porque passamos um tempo deitados, o que prejudica a função ventilatória dos pulmões.

Qualquer infecção respiratória pode gerar uma pneumonia
“Na verdade, toda infecção de vias áreas superiores (gripe ou resfriado) podem complicar com uma doença bacteriana de vias aéreas superiores (ex: sinusite, otite) ou de vias aéreas inferiores (ex: pneumonia). Esta última pode ser bacteriana ou viral.