Pode fazer lavagem nasal com o nariz entupido?

Perguntado por: scavalcanti . Última atualização: 1 de julho de 2023
4.5 / 5 11 votos

Quem sofre de rinite alérgica e sinusite, por exemplo, também pode aproveitar o método. Por ser um sintoma muito comum, a congestão nasal pode passar despercebida como apenas um desconforto, mas pode gerar complicações que afetam diretamente a qualidade de vida.

A lavagem nasal não faz mal para adultos. O grande impasse que ronda a prática é quando adultos precisam fazer o procedimento em crianças. Como adultos são capazes de manter a respiração pela boca durante a lavagem, não existem grandes riscos. Mas as crianças podem acabar se engasgando.

É que a lavagem nasal com a solução alivia os sintomas gripais. Isso mesmo! A ação provoca um efeito de descongestionamento ao ajudar na desobstrução das vias aéreas. Estudos atestam que a inclusão da lavagem nasal ajuda na melhora dos quadros mais do que se o tratamento fosse feito só com remédios.

Como desentupir o nariz de forma fácil e caseira

  1. Mantenha a cabeça mais alta na hora de dormir.
  2. Tome banho quente ou umidificador de ar.
  3. Faça uma lavagem do nariz.
  4. Beba bastante água e chás descongestionantes.

Quando realizada a lavagem nasal, nem sempre a secreção sairá pelo outro lado, pois depende de como a técnica foi realizada e também pode acontecer de a pessoa engolir, por exemplo - e não há problema nisso.

Não tem problema se isso acontecer porque a lavagem funciona do mesmo jeito. Outro motivo para a água não sair do outro lado, é a presença de desvio de septo nasal ou pólipos. Por isso, é interessante visitar um otorrinolaringologista para saber se existem essas alterações.

Vc não vai afogar, o soro não vai para o cérebro! Ajuda nas rinites, sinusites, asma.

Quando as vias aéreas são agredidas – por exemplo, pelo vírus da gripe –, esse muco se modifica pra tentar expulsar o agente invasor. Juntando água, sais, gorduras, restos celulares e algumas substâncias inflamatórias, temos enfim o catarro.

Contém mentol e cânfora. Posicione o inalador verticalmente em uma narina, tape a outra e aspire profundamente os vapores medicinais. Use até 20 vezes ao dia, evite que outras pessoas usem o mesmo inalador para não espalhar a infecção.

Se a congestão nasal for um sintoma da rinite alérgica, uma opção de tratamento é o antialérgico Allegra®. Allegra® tem cloridrato de fexofenadina, um anti-histamínico da 2ª geração, que é mais moderno e que não dá sono¹, além de ter rápida ação nos sintomas da rinite alérgica¹.