Quando não usar soro fisiológico?

Perguntado por: egodinho8 . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.8 / 5 3 votos

A solução de cloreto de sódio 0,9% é contraindicada nos casos de hipernatremia(alta concentração de sódio no sangue), retenção de água e hipercloremia(alta concentração de cloro no sangue).

Após aberto, deixá-lo armazenado em temperatura ambiente, irá causar contaminação microbiológica, que muitas vezes são imperceptíveis a olho nu. Se você tem dúvidas sobre o uso do soro fisiológico, converse com o seu médico ou farmacêutico e entenda os benefícios.

O soro fisiológico pode ser comprado em farmácias, mas também é possível fazê-lo de forma caseira. “Ele pode ser utilizado com a seguinte concentração: 1 litro de água filtrada, 1 colher de sopa de sal grosso e 1 colher de chá de bicarbonato de sódio”, destaca o médico, que ensina como utilizar o produto.

Qual o armazenamento adequado, e qual o prazo de validade do soro fisiológico após aberto? O soro fisiológico deve ser armazenado em temperatura ambiente (15ºC a 30ºC) e o prazo de validade é determinado pelo fabricante de acordo com a data de fabricação.

“Soro vencido, assim como qualquer medicamento, faz mal sim à saúde e não deve ser usado nos pacientes”, refuta a presidente do Cremero, médica Maria do Carmo Wanssa, atribuindo a declaração do prefeito a um equívoco próprio de quem não é da área médica.

Conclusão: Não há contaminação do soro fisiológico mesmo quando ficar aberto em ar ambiente por até 28 dias, desde que se mantenha condições assépticas no seu uso.

As reações adversas gerais incluem náuseas, vômito, diarreia, cólicas abdominais, redução das lágrimas, taquicardia, pressão alta, falência renal e edema pulmonar.

“No entanto, quando muita força é empregada no jato, ou com volume acima do indicado, especialmente em crianças (até 30 ml por cavidade), podem ocorrer otites e até crises de pneumonia”, reitera.

É importante ainda manter o soro armazenado na geladeira, já que a baixa temperatura diminui os riscos de proliferação de fungos e outros micro-organismo. O ideal, portanto, é comprar o produto em embalagens pequenas para ser utilizado mais rapidamente, sem desperdício.

Soro fisiológico

Soro fisiológico
Fácil de ser encontrado em farmácias, ele pode conter apenas uma solução simples e pura ou com conservantes. Para utilizá-lo, é só lavar o nariz com a solução algumas vezes ao dia, com o auxílio de um conta-gotas, aspirador nasal ou seringa.

Dessa forma, até 30 dias de uso após aberto seria seguro utilizar a mesma garrafa de soro para a lavagem do nariz.

A inalação feita somente com soro, muito usada em épocas do ano com o clima mais seco, crises de catarro, rinite ou sinusite, não tem contraindicação. O soro, neste caso, é usado para lubrificar as vias aéreas e, quando combinado com uma boa hidratação e com o uso de soro nasal, faz com que o muco fique menos espesso.