Porque não usar soro fisiológico?

Perguntado por: esales . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.1 / 5 15 votos

Os frascos de soro fisiológico não possuem o mesmo sistema de conservação e aplicação que os colírios. Isso aumenta o risco de contaminação e infecção ocular ao usar o soro como colírio.

Usar soro fisiológico aplicado com a seringa para limpar o nariz não tem risco. Mesmo que o soro seja deglutido ou molhe os ouvidos internamente, isso não representa nenhum problema para a saúde.

Além dos pacientes hipertensos e com alto teor de sódio no sangue, aqueles que apresentam hipersensibilidade ao cloreto de sódio, insuficiências renal e cardíaca e edema generalizado também são considerados mais vulneráveis aos efeitos do soro fisiológico e por isso devem ter mais cuidado quanto ao seu uso.

Reações de hipersensibilidade / infusão, incluindo hipotensão, pirexia, tremor, arrepios, urticária, erupção cutânea, prurido.

Depois de aberto, o soro deve ser utilizado em, no máximo, 15 dias, já que depois deste período é praticamente certa a contaminação por fungos ou bactérias. O produto ainda deve ser descartado se não apresentar aparência límpida, incolor ou inodora.

Segundo as médicas, o soro ajuda não só na limpeza e hidratação do nariz, mas também na prevenção de resfriados, gripes, crises de rinite e até mesmo sangramentos. Nos bebês, alguns médicos indicam a bombinha de sucção nasal, mas o soro também pode ser usado.

A lavagem nasal deve ser realizada diariamente com soro fisiológico, desde a pequena infância – a partir de um ano de idade, pois melhora o fluxo do sistema respiratório e reduz a probabilidade de infecções nas vias aéreas.

OBS: Para termos uma solução ainda mais fisiológica, podemos acrescentar 1 colher de sopa de Bicarbonato de Sódio, ele será o responsável por deixar o pH da solução próximo ao do nosso organismo. Quanto mais fisiológica a solução, menor o incômodo na hora da lavagem.

O soro fisiológico é a solução hospitalar mais famosa. Também conhecido como cloreto de sódio a 0,9%, é muito usado para introduções na veia quando há diminuição de líquidos ou de sal no organismo. Além disso, pode ser utilizado para limpeza dos olhos e do nariz, em nebulizações e em feridas, como queimaduras.

Qual o armazenamento adequado, e qual o prazo de validade do soro fisiológico após aberto? O soro fisiológico deve ser armazenado em temperatura ambiente (15ºC a 30ºC) e o prazo de validade é determinado pelo fabricante de acordo com a data de fabricação.

Os riscos da lavagem nasal incluem sintomas locais como: Dor/ardência na narina; Sangramento nasal; Dor de ouvido.

Soro Fisiológico O soro fisiológico é usado para introdução na veia quando há diminuição de líquidos ou sal no organismo, garantindo a reidratação de pacientes. Conhecido como cloreto de sódio 0,9%, essa solução fisiológica também serve para higienização de feridas, olhos, nariz e lentes de contato.

Quando feito CORRETAMENTE, o soro sai pela outra narina, ou pela mesma narina e também pode ser engolido pela criança (não há risco nisso). PORÉM, quando o procedimento é feito de maneira INCORRETA, o soro pode ir para o PULMÃO, OUVIDO ou até mesmo CÉREBRO.