Onde está localizado o Ventro glúteo?

Perguntado por: levangelista . Última atualização: 9 de agosto de 2023
4.5 / 5 20 votos

Essa região é delimitada pela espinha ilíaca ântero superior; grande trocanter e crista ilíaca superior, sendo recomendada para administração de medicamentos injetáveis em indivíduos de qualquer faixa etária, inclusive para idosos, indivíduos magros e crianças (HOCHSTETTER, 1954).

– A Região ventro-glútea: indicada em qualquer idade; – A Região da face ântero-lateral da coxa: indicada especialmente para lactentes e crianças até 10 anos.

Região ventro-glútea:
Os pacientes devem ser posicionados em decúbito dorsal ou lateral, com os joelhos e quadris flexionados. O volume máximo de líquido recomendado para injeção nesta área é de 4 ml.

Delimitar a região: Região ventroglútea (volume máximo de 4mL) → Posicionar o dedo médio da mão contrária ao lado selecionado (mão direita em região ventroglútea esquerda e mão esquerda em região ventroglútea direita) sobre a crista ilíaca, deixar a palma da mão cair naturalmente sobre o trocânter do fêmur, afastar o ...

região ventro-glútea (VG), constituída pelos músculos glúteo médio e mínimo.

Dorso-glúteo: deitado em decúbito lateral e aplicar somente no quadrante superior externo. Delimitam-se os quadrantes com traçado de 2 eixos: um horizontalmente, com origem na saliência mais proeminente da região sacra; e outro verticalmente, passando pelo centro da região glútea.

A injeção anticoncepcional deve ser prescrita por um médico e aplicada em região intramuscular profunda.

6.4 Ventro glúteo: Colocar a mão não dominante no quadril contralateral do cliente (mão esquerda no quadril direito) apoiando a extremidade do dedo indicador sobre a espinha ilíaca anterossuperior e o dedo médio acima da crista ilíaca, espalmar a mão sobre a base do grande trôcanter do fêmur, formando um triangulo ...

Região Dorso Glútea – Quadrante Superior Externo: até 5 ml. Região Ventro Glútea: até 4 ml.

Recomenda-se para adultos, de 1 a 3 ml no deltoide e no máximo 5 ml no dorso ou ventro-glúteo, sempre avaliando e analisando a massa muscular. O músculo escolhido para administração do medicamento deve ser bem desenvolvido, de fácil acesso e não possuir vasos de grosso calibre ou nervos superficiais.

A região ventroglútea foi denominada de "região ilíaca" e sua musculatura identificada como "músculo ponto ventroglúteo", "músculo glúteo-ventral". A musculatura da região dorsoglútea foi denominada como "músculo glúteo-dorsal".

Técnica de administração dorsoglútea. Trace uma linha imaginária desde a espinha ilíaca póstero-superior até o grande trocânter do fêmur ou dívida a nádega em quadrantes e introduza a agulha em um ângulo de 90 graus no quadrante superior externo, cerca de 5 cm abaixo da crista ilíaca.

É o ângulo externo do quadrante superior externo da região glútea (porção superior dorsal dos músculos glúteos).

Ao fazer uma injeção (seja ela intramuscular ou subcutânea), a agulha atravessa tecidos vascularizados, ou seja, que contém vasos sanguíneos. Então a agulha gera lesão, rompimento dos vasos. Isso leva ao extravasamento de sangue. Pode-se dizer que sempre haverá algum sangramento.

Segurando a pele esticada com a mão não dominante, o enfermeiro introduz a agulha profundamente no músculo. Segurar a seringa e aspirar com uma mão; não havendo retorno de sangue na aspiração, injetar o medicamento devagar.