Pode agitar o frasco de insulina?

Perguntado por: anascimento . Última atualização: 9 de agosto de 2023
4.8 / 5 20 votos

Antes da aplicação da insulina NPH especificamente, a mesma precisa ser homogeneizada dentro de seu recipiente, o que pode ser feito agitando-se levemente o frasco/refil por alguns segundos para que a insulina obtenha um aspecto uniforme e branco.

A insulina NPH precisa ser ressuspendida antes da utilização por meio de agitação suave. Para isso, deve haver no dispositivo (carpule) no mínimo 12 unidades de insulina. Se houver menos, uma nova caneta deve ser utilizada.

a) É importante que você role o frasco de insulina NPH entre as palmas das duas mãos pelo menos 20 vezes antes de começar a usá-lo. Isso ajuda a misturar os cristais da insulina para que eles se distribuam de forma homogenia no frasco, permitindo que a insulina seja mais eficaz depois de ser injetada no corpo.

A injeção do ar no frasco de insulina, antes do preparo da dose, na quantidade correspondente à dose de insulina a ser aspirada do frasco, quando se usa seringa, evita a formação de vácuo.

A insulina deve ser aplicada diretamente na camada de gordura abaixo da pele (tecido subcutâneo) e agulha deve penetrar na pele em ângulo de 90 graus. A pele e a gordura abaixo dela devem ser dobradas entre os dedos, formando uma prega ou dobra, evitando que a agulha atinja os músculos.

Antes da aplicação da insulina NPH especificamente, a mesma precisa ser homogeneizada dentro de seu recipiente, o que pode ser feito agitando-se levemente o frasco/refil por alguns segundos para que a insulina obtenha um aspecto uniforme e branco.

1 – Não aplique insulina gelada para não causar dor ou desconforto. As insulinas em uso podem ser mantidas em temperatura ambiente. Sob refrigeração, guarde somente as de reserva. E, se precisar delas, retire o frasco da geladeira entre 15 e 30 minutos de antecedência.

O ideal é manter a insulina entre 15º a 30ºC quando aberto ou, se fechado, na geladeira ou bolsa térmica para transporte.

Já a insulina que está em uso é uma opção manter fora da geladeira em temperatura ambiente (até 30o graus), por 4 a 8 semanas dependendo da insulina. A insulina NPH humana e a glargina podem ficar até 4 semanas fora da geladeira, já a insulina degludeca pode ficar até 8 semanas fora da geladeira.

O local mais adequado para armazenar as insulinas em geladeira doméstica, são as prateleiras do meio para baixo, próxima ou na gaveta de verduras. Dessa forma, evita que as insulinas sejam expostas a temperaturas inferiores a 2 graus, ocasionando o congelamento e perda de efeito.

“Embolia gasosa é quando existe entrada de ar dentro do aparelho cardiovascular. Essa bolha de ar pode trafegar pelas veias até chegar no coração, e quando esse sangue vai para a região do pulmão, entupir todo o sistema, podendo causar diversos problemas, inclusive a morte”, disse Gomes.

A aplicação de ar diretamente na veia pode ser fatal. “Imagina que você forma uma bolha no sistema dos vasos sanguíneos. Uma bolha de gás. Isso vai começar a circular pelo corpo e para no pulmão, por exemplo.

A seringa não deve conter nenhum volume de ar, pois isso pode comprometer a dose de medicamento que será administrada.

O frasco-ampola (fechado ou em uso) pode ser mantido em temperatura ambiente (até 25ºC) por até 6 semanas e não deve ser exposto à luz solar direta ou a altas temperaturas.

No caso da reutilização da seringa devemos acrescentar o risco de alterações na escala de graduação o que provoca o risco de imprecisão da dose injetada e descontrole glicêmico 7-10. Sendo assim, entendemos que as agulhas devem ser utilizadas apenas uma vez e devem ser descartadas após.

Coxas: região frontal e lateral, três dedos abaixo da virilha e três dedos acima do joelho; Braços: região posterior, três dedos abaixo da axila e três dedos acima do cotovelo; Nádegas: região superior externa.