Faz prega na intramuscular?

Perguntado por: imendes . Última atualização: 9 de agosto de 2023
4.2 / 5 5 votos

As seguintes recomendações são básicas, atendem a maior parte das injeções: Na via IM, ao se usar agulhas com comprimentos ideais (maiores que a distância entre a pele e o músculo), não é necessário realizar prega. Deve-se apenas esticar a pele antes de aplicar a agulha.

A realização da prega na pele, pinçando o músculo, pode auxiliar durante o procedimento, em pacientes idosos, edemaciados ou que tenham pouca massa muscular, expondo melhor o músculo para a injeção.

A prega subcutânea é indicada para evidenciar o tecido subcutâneo e assim evitar a aplicação intramuscular da insulina. É realizada, preferencialmente, com os dedos polegar e indicador e deve ser mantida desde antes da introdução da agulha até retirada da pele após a aplicação.

Segure a seringa entre o polegar e o dedo indicador da mão dominante e insira-a no músculo usando um movimento rápido e proposital. VARIAÇÃO: Ao administrar alguns medicamentos IM (isso não inclui vacinas) nos músculos ventrogluteal, glúteo medius ou dorsogluteal, recomenda-se aspirar para o retorno do sangue.

Técnica de administração dorsoglútea
Trace uma linha imaginária desde a espinha ilíaca póstero-superior até o grande trocânter do fêmur ou dívida a nádega em quadrantes e introduza a agulha em um ângulo de 90 graus no quadrante superior externo, cerca de 5 cm abaixo da crista ilíaca.

O local correto da injeção está localizado próximo ao centro do quadrante superior direito e a 1/3 da distância da crista ilíaca. A esfera de injeção correta tem 5 cm de diâmetro, que é a aproximação do panículo adiposo subcutâneo e do panículo. Os componentes do local de injeção e a epiderme são fáceis de substituir.

Durante a introdução da agulha o bisel deve estar lateralizado ou no sentido da fibra muscular e perpendicular à pele ou formando um ângulo 90º. Pois quando o bisel estiver vertical ou contrário a fibra muscular aumenta as chances de lesão das fibras musculares.

Como se usa
Administração: profunda, no quadrante superior externo das nádegas. doses em termos de Vitamina B12. anemia perniciosa: iniciar com 100 mcg por dia, via intramuscular, durante 2 semanas. Depois 100 mcg por dia, a cada 30 dias, via intramuscular, como dose de manutenção.

Em indivíduos adultos e mulheres com peso superior a 90kg, pode ser utilizada a agulha 25x7mm, enquanto em crianças, recomenda-se a agulha tamanho 25x6mm.

O Manual de Vigilância Epidemiológica de eventos adversos pós-vacinação recomenda compressa fria no local, nas primeiras 24-28 horas após a aplicação (nos casos de dor e reações locais intensas) para fazer vasoconstrição e assim reduzir o processo inflamatório local e consequentemente a dor local.

Os locais usuais para a aplicação de injeção IM são: o músculo deltóide (região deltóide — D), os músculos da região glútea (região dorso-glútea — DG e região ventro-glútea — VG) e os mús- culos da face lateral da coxa (região da face ântero-lateral da coxa) — FALC).

Agulhas 25×7, 25×8, 30×7 ou 30×8.