Como armazenar a insulina depois de aberta?

Perguntado por: ealbuquerque . Última atualização: 9 de agosto de 2023
4.2 / 5 11 votos

Se o frasco estiver aberto, pode ficar dentro ou fora da geladeira, desde que, nesse último caso, não ultrapasse 30º C, nem fique exposto diretamente à luz solar. Outra dica é quem tem diabetes guardar a insulina em potes, pois isso evita de ela cair no chão e quebrar.

Já as canetas descartáveis, podem ser armazenadas em geladeira ou temperatura ambiente. Quanto à validade, após a abertura da insulina, são válidas de 4 a 8 semanas conforme orientação em bula. Após este prazo, deve ser descartada, mesmo que ainda contenha insulina e tenha sido armazenada em geladeira.

a insulina que está em uso é uma opção manter fora da geladeira em temperatura ambiente (até 30o graus), por 4 a 8 semanas dependendo da insulina. A insulina NPH humana e a glargina podem ficar até 4 semanas fora da geladeira, já a insulina degludeca pode ficar até 8 semanas fora da geladeira.

Armazenado na geladeira e fechados, os frascos de insulina estarão bons para uso até o dia da validade. O mesmo não serve para os frascos em uso. Aqueles que estão sendo usandos e são armazenados em geladeira devem ser usados dentro de 28 dias.

As insulinas em uso, podem ser mantidas na geladeira (entre 2 e 8ºC), ou em temperatura ambiente (15 e 30ºC), em local fresco, ao abrigo da luz e de oscilações bruscas de temperatura.

O frasco-ampola (fechado ou em uso) pode ser mantido em temperatura ambiente (até 25ºC) por até 6 semanas e não deve ser exposto à luz solar direta ou a altas temperaturas.

Os frascos que ainda estão fechados devem permanecer, necessariamente, em temperatura entre 2º e 8ºC. Caso contrário, a ação biológica da insulina pode perder seu efeito no organismo. Os produtos abertos, entretanto, podem permanecer em temperaturas de até 30º C.

A insulina NPH (neutral protamine Hagedorn) tem duração de ação intermediária (pico em 6 a 12h e duração usual 16 a 20h) e por esse motivo é utilizada 1 ou 2 vezes por dia (noite/antes do desjejum) para manter níveis basais de insulina.

No caso da reutilização da seringa devemos acrescentar o risco de alterações na escala de graduação o que provoca o risco de imprecisão da dose injetada e descontrole glicêmico 7-10. Sendo assim, entendemos que as agulhas devem ser utilizadas apenas uma vez e devem ser descartadas após.

A insulina deve sempre ser transportadas em bagagem de mão:
Essa regra vale para qualquer tipo de insulina frasco ou refil, já aberta ou lacrada de ação longa ultralonga, rápida ou ultrarrapida.

1 – Não aplique insulina gelada para não causar dor ou desconforto. As insulinas em uso podem ser mantidas em temperatura ambiente. Sob refrigeração, guarde somente as de reserva. E, se precisar delas, retire o frasco da geladeira entre 15 e 30 minutos de antecedência.

Sendo assim, deve ser usada em menos de 15 minutos antes da refeição, ou mesmo durante a refeição.

Antes da aplicação da insulina NPH especificamente, a mesma precisa ser homogeneizada dentro de seu recipiente, o que pode ser feito agitando-se levemente o frasco/refil por alguns segundos para que a insulina obtenha um aspecto uniforme e branco.

6 A guarda e armazenamento: Após o uso, retirar a agulha, mesmo que ela seja reutilizada no mesmo dia, assim evita que a insulina possa obstruir a agulha. Com a tampa externa, tampe a agulha e armazene conforme indicado, caso utilize a caneta novamente no mesmo dia.

A insulina NPH pode ser usada em dose única diária em todos os pacientes utilizando doses até 40 UI/dia. Pacientes que necessitam de doses maiores que 40UI/dia deverão ter a dose fracionada para se evitar a hipoglicemia.