Pode aplicar insulina NPH depois de comer?

Perguntado por: talencastro7 . Última atualização: 9 de agosto de 2023
4.8 / 5 8 votos

Sendo assim, deve ser usada em menos de 15 minutos antes da refeição, ou mesmo durante a refeição.

A insulina deve ser aplicada antes do café da manhã. Após a aplicação da insulina o paciente pode fazer sua refeição. A NPH é uma insulina de ação intermediária e só vai começar a agir 2 horas após a aplicação.

No caso de insulinas de ação rápida e ultra – rápida, elas não devem ser tomadas mais do que uma hora após a refeição e do que a metade da dose.

A insulina NPH (neutral protamine Hagedorn) tem duração de ação intermediária (pico em 6 a 12h e duração usual 16 a 20h) e por esse motivo é utilizada 1 ou 2 vezes por dia (noite/antes do desjejum) para manter níveis basais de insulina.

Recomenda-se a toma de insulina basal, de longa duração de ação (cerca de 24 horas), e de múltiplas injeções de ação rápida ou curta, antes das refeições.

Após o uso sob a pele (subcutaneamente), Insulina Humana Recombinante NPH apresenta um rápido início de ação, dentro de 1 hora após a administração subcutânea, atinge o pico entre 4 e 6 horas após a administração e tem uma duração de 12 a 20 horas.

Qual é o nível normal de glicemia? Ao fazer a medição sanguínea da glicemia, ela é considerada normal quando apresenta os seguintes valores: Glicemia de jejum: entre 70 a 99 mg/dL. Glicemia pós-prandial: até 140 mg/dL.

Se você consumir alimentos ricos em carboidratos, o vinagre de maçã vai diminuir significativamente os níveis de insulina no sangue. Ele ajuda a melhorar a sensibilidade à insulina em 20-30%. Além disso, oferece uma maior sensação de saciedade, o que nos faz comer menos e emagrecer.

Segundo Denise Franco é melhor aplicar a insulina basal à noite, porque ela consegue descobrir durante a noite, madrugada. Tem um fenômeno do amanhecer que começa às 4 e 5 horas da manhã a glicose começa a subir por conta de hormônios contra reguladores.

Isto ocorre porque o pâncreas não está produzindo insulina suficiente, ou porque as células se tornaram resistentes à ação da insulina, ou ainda por ambos os motivos.

A insulina NPH pode ser usada em dose única diária em todos os pacientes utilizando doses até 40 UI/dia. Pacientes que necessitam de doses maiores que 40UI/dia deverão ter a dose fracionada para se evitar a hipoglicemia.