O que vem antes do alvará de soltura?

Perguntado por: lgoncalves4 . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4 / 5 20 votos

Para emitir o alvará de soltura, o sistema exige como pré-requisito um mandado de prisão com a situação Cumprido no BNMP 2.0.

Após a assinatura do juiz, a expedição de alvará de soltura passa a ser exibida na movimentação do processo. É possível também visualizar as informações do alvará, através da aba Mandados Prisão / Alvarás Soltura.

Os juízes responsáveis pela liberdade dos presos provisórios e condenados deverão acompanhar a expedição e o cumprimento do alvará de soltura.

Após solicitação da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Goiás (OAB-GO), a Corregedoria-Geral de Justiça determinou a redução do prazo para expedição de alvarás para levantamento ou transferência de valores. Agora, o alvará deve ser expedido em até 15 dias.

O acesso para consultar o extrato de pagamento do alvará é feito pelo site do Banco do Brasil (www.bb.com.br). O mesmo só pode ser consultado mediante informação da 'conta judicial', disponível no sistema SisconDJ, por meio de cadastramento do advogado ao processo, como já ocorre cotidianamente.

De acordo com o provimento, o juiz competente para decidir a respeito da liberdade ao preso provisório ou condenado deverá expedir e garantir o cumprimento do alvará de soltura no prazo máximo de 24 horas.

b) O alvará de soltura será assinado digitalmente e seu tráfego será criptografado, desde a origem, pela autoridade judiciária do juízo expedidor, com uso de recurso criptográfico objeto de certificado expedido pela autoridade credenciada pela IPC – Brasil.

O alvará de soltura é transmitido eletronicamente à Polícia Civil e SEAP, sendo a sua expedição realizada no sistema RUPE/ASE e, após assinatura do magistrado, é encaminhado ao ASUP (plataforma desenvolvida para utilização pela Polícia Civil e SEAP) o que possibilita agilidade e eficiência no cumprimento da ordem ...

O processo sendo consensual leva, desde seu ajuizamento, uma média de tempo de 03 meses, mas sempre dependerá do Juiz, do Ministério Público e da Vara onde tramitará o processo.

1 resposta. Se os termos de seu alvará de soltura condiciona sua viagem a autorização judicial, então precisará de um Advogado para protocolar o pedido de autorização para o Juiz.

Significa que foi confeccionado o documento que dá ao credor o direito de realizar o saque do valor depositado no banco.

§ 2º Ainda que outros motivos justifiquem a manutenção da prisão, o alvará de soltura deverá ser expedido e encaminhado diretamente à autoridade administrativa responsável pela custódia pelo meio mais expedito, para baixa nos registros competentes em relação ao processo ou inquérito a que se refere.

o Alvará Encontrase Disponível para Impressão no Site “www.tjsp.jus.br”, Através de Consulta do Processo nos Campos de “pesquisa Rápida” ou “pesquisa Avançada.

Depois de pronto, o alvará volta para o magistrado para a coleta da assinatura. Finalmente, o mandado vai para o cartório. Em seguida, é enviada uma intimação de comparecimento ao advogado do credor. Ele será a pessoa responsável por retirar o documento e levá-lo ao banco para sacar o dinheiro.

O prazo médio de análise são 15 dias úteis, mas dependendo do caso pode ter maior duração.