O que acontece se eu sacar o dinheiro do FGTS?
O valor sacado vai alterar o valor da multa para fins rescisórios. MITO - A base para fins rescisórios continuará a mesma. A rescisão não interfere na multa de 40% do Fundo de Garantia.
O que acontece se eu retirar o valor do FGTS
Nesta opção de saque, quando o trabalhador é demitido, ou seja, tem sua rescisão de contrato de trabalho com a empresa, sem justa causa, ele tem direito ao saque integral da conta do FGTS. Além disso, ele terá direito também a multa rescisória de 40% sobre o valor total de sua conta ativa do FGTS.
É vantagem sacar o FGTS mesmo trabalhando
É vantagem sacar o FGTS mesmo trabalhando? Se houver uma necessidade do dinheiro, sim! Pois o intuito do FGTS é realmente ajudar o trabalhador em situações de emergência. Até mesmo empréstimos com FGTS são vantajosos.
Quem sacar FGTS perde direito em caso de demissão
"Se o trabalhador for demitido na vigência do saque-aniversário, ele receberá a multa rescisória e não poderá sacar os saldos residuais”, diz o site da Caixa Econômica Federal.
É melhor sacar ou deixar o dinheiro no FGTS
Ele explica que é mais vantajoso sacar porque o valor parado na conta do fundo rende menos que na poupança, a aplicação financeira que oferece a menor remuneração ao investidor. Assim, que pessoa que sacar o que tem direito pode aplicar em outro investimento que vai render mais.
O que acontece se eu sacar o saque extraordinário e for demitido
Atenção: Mesmo após solicitar o retorno à modalidade de Saque-Rescisão, o trabalhador que for demitido durante a vigência do Saque-Aniversário recebe a multa rescisória e não poderá sacar o saldo total da conta do FGTS por motivo de rescisão.
Porque não pode sacar FGTS
O empregado não pode sacar o FGTS quando for dispensado por justa causa ou quando pedir demissão. No segundo caso, o FGTS continua depositado, correndo juros e aguardando para ser retirado.
Quanto tempo o FGTS fica bloqueado
Para sacar o saldo bloqueado no FGTS é necessário resolver a questão que levou ao bloqueio. Seja por meio da quitação do empréstimo vinculado, por ordem judicial de desbloqueio ou após a análise da solicitação do empregador pela Caixa Econômica Federal.
Qual o melhor momento para sacar o FGTS
A solicitação do benefício anual do FGTS deve ser realizada até o último dia do mês de nascimento do trabalhador. Dessa forma, ele receberá o valor no mesmo ano em que optou pela modalidade. Caso o trabalhador faça o cadastro após esse período, o saque só estará disponível no ano seguinte à solicitação.
É possível usar o FGTS para pagar dívidas
Sim, é possível – e recomendável – utilizar o dinheiro do FGTS para deixar as contas em dia. Afinal, quando se está com dívidas é preciso lidar com juros, multas e encargos financeiros diversos que fazem aumentar, ainda mais, o problema dia após dia.
Quem optou pelo saque aniversário quando é mandado embora recebe o FGTS
A medida terá poder retroativo até abril de 2020. Ou seja, quem optou pelo saque-aniversário e foi demitido nesse período poderá reaver os valores restantes no FGTS. Esses só puderam ter acesso ao valor correspondente à multa paga pelo empregador.
Como fica a multa do FGTS em caso de saque aniversário
Ao optar pela migração do saque rescisão pelo saque aniversário o trabalhador não perde o direito a receber a multa de 40%, porém, não conseguirá sacar o valor total da conta caso seja demitido sem justa causa.
Quem antecipou o saque aniversário e foi demitido
Trabalhador que antecipou saque-aniversário poderá pedir FGTS em caso de demissão, diz Marinho. Trabalhadores que optaram por antecipar o saque-aniversário também poderão sacar o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), se forem demitidos, segundo declaração de Luiz Marinho, ministro do Trabalho, ao SBT News.