Quem se aposentou em 1997 têm direito à revisão da vida toda?

Perguntado por: vramos . Última atualização: 24 de setembro de 2023
4.4 / 5 3 votos

Quem tem direito a solicitar a revisão da vida toda? Tem direito a revisão da vida toda os aposentados ou pensionistas que cumpra os seguintes requisitos: Se aposentaram depois de 1999, quando a Reforma da Previdência estabeleceu o recorte do início do plano real para o cálculo dos benefícios.

Possui o direito de revisar o valor de suas aposentadorias aqueles que se aposentaram antes de 01/03/1994 até 28/02/1997, pois a Previdência deixou de aplicar o índice correto nos salários de contribuição utilizados para a apuração da Renda Mensal Inicial do benefício.

Segurados que recebem seus benefícios com base nas regras válidas antes da Reforma da Previdência, têm direito à revisão da vida toda de:

  • aposentadoria por tempo de contribuição;
  • aposentadoria por idade;
  • aposentadoria especial;
  • aposentadoria por invalidez;
  • auxílio-acidente;
  • auxílio-doença;
  • pensão por morte.

- Quem não tinha o tempo de contribuição ou idade para se aposentar até essa data, não tem direito a pedir à revisão da vida toda. - Quem se aposentou em 2012 ou antes desta data não vai poder pedir a revisão porque já terá prescrito o prazo de 10 anos.

Em 1998 o teto do INSS subiu para R$ 1.200,00 e em 2003 subiu para R$ 2.400,00, o que eram valores muito acima da inflação da época. Desse modo, quem já estava aposentado nesses períodos, perdeu muito dinheiro.

Para solicitar Revisão da Vida Toda precisa de advogado? Pronto, agora chegamos na parte que você queria saber, não é mesmo? A resposta para esse questionamento é: sim, para solicitar a revisão da vida toda precisa de advogado. Afinal, o pedido só pode ser feito por meio de uma ação judicial.

Quem pode receber
- Poderão pedir a revisão da vida toda aposentados por tempo de contribuição, por idade, aposentadoria especial, por invalidez, quem recebeu auxílio-doença ou pensão por morte.

Ligue para a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135. O serviço está disponível de segunda a sábado das 7h às 22h (horário de Brasília). Este é um serviço do(a) Instituto Nacional do Seguro Social . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

No geral, você pode pedir a revisão da vida toda em até 10 anos contados do mês seguinte ao primeiro recebimento do seu benefício. O ideal é conversar com um profissional que analise o seu caso concreto. Dependendo da situação, pode ser cabível alguma alternativa de revisão após 10 anos.

No final de 2022, o STF (Supremo Tribunal Federal) garantiu aos aposentados do INSS o direito à revisão da vida toda. As pessoas que contribuíram para a previdência durante outros planos econômicos não tiveram seus salários contabilizados, o que pode ter resultado em prejuízo na hora do cálculo para o benefício.

O trabalhador que contribuiu para o INSS antes de 1994 pode ter sua aposentadoria alterada e começar a receber mais. Isso porque esta tramitando no Supremo Tribunal Federal (STF) uma medida que visa corrigir uma distorção implementada no ano de 1999 por Reforma da Previdência.

A consulta de situação de benefício é uma forma de acompanhar o andamento dos processos de concessão de benefícios realizados pelo INSS. Para realizar a consulta, não é necessário ter o número do benefício, apenas acessar o site do Meu INSS com o número do CPF e a senha cadastrada na sua conta Gov.br.