Vai ser pago PIS em 2023?

Perguntado por: lbonfim . Última atualização: 24 de setembro de 2023
4.9 / 5 11 votos

Todos os lotes de pagamentos do PIS 2023 já foram liberados. O prazo final para saque em qualquer caso é até 28 de dezembro de 2023. O Pasep, que paga os servidores públicos, também já está liberado. Os dois pagamentos são referentes ao ano base de 2021.

Podem sacar os trabalhadores nascidos de novembro a dezembro e aqueles que têm número de inscrição do Pasep com finais 8 e 9. O último lote de pagamento do abono salarial do PIS/Pasep 2023 será liberado nesta segunda-feira (17).

De acordo com a CAIXA Econômica Federal, o abono salarial do PIS é depositado na conta dos beneficiários até As 9h da manhã de cada respectivo dia de pagamento.

Como consultar Pasep pelo CPF em 2023? Para consultar o PIS 2023, é só usar a internet e entrar em um dos canais abaixo: site Ministério do Trabalho e Previdência, portal Meu INSS ou carteira de trabalho digital. Também é possível ligar para o atendimento da Caixa ao Cidadão pelo número 0800-726-0207.

Calendário do PIS 2023 começa dia 15 de fevereiro. A liberação dos valores é feita de acordo com o mês de nascimento dos trabalhadores e se inicia pelos nascidos em janeiro e fevereiro. Quem tem conta na Caixa receberá o crédito automaticamente; os demais terão uma conta aberta no Caixa Tem.

É possível fazer consultas e tirar dúvidas sobre o PIS utilizando o app Carteira de Trabalho Digital, o Canal Alô Trabalho, no número 158, ou o atendimento Caixa ao Cidadão, no número 0800 726 0207. Através dos canais de atendimento, você poderá se informar sobre o motivo do não recebimento.

Estes atrasos provocaram muita frustração em trabalhadores que contribuíram com carteira assinada em 2021 e que esperavam receber o saldo em 2022. No entanto, após muita expectativa, o saldo referente ao ano de 2021 começou a ser pago em 2023.

O abono salarial pode ser sacado até o dia 28 de dezembro, assim como todos os outros meses, sendo autorizado pela Caixa Econômica Federal.

O pagamento do abono para trabalhadores informados na RAIS até o dia 21 de junho de 2022 e no eSocial, até o dia 5 de dezembro de 2022, serão disponibilizados no calendário de pagamento de 2023 e, após essas datas, no calendário do exercício seguinte.

SAQUE PIS PASEP
Assim que o valor estiver na conta, será possível fazer o saque do PIS: nas Casas Lotéricas e nos Correspondentes CAIXA Aqui - utilizando o Cartão Social e senha; em agência da CAIXA, apresentando o número do PIS e um documento oficial de identificação; nos caixas eletrônicos.

O abono salarial do PIS/Pasep 2023 será pago hoje (17) para 4,7 milhões de trabalhadores. A Caixa Econômica Federal depositará o dinheiro para os nascidos em maio e junho, enquanto o Banco do Brasil pagará os servidores públicos que tem os números 3 e 4 no final de inscrição no Pasep.

O Projeto de Lei 3831/20 antecipa o pagamento do abono salarial do PIS/Pasep relativo aos exercícios de 2020/2021 com base na Relação Anual de Informações Sociais (Rais) de 2019. Pela proposta, o pagamento do abono deve começar, no máximo até 15 de dezembro deste ano.

Os trabalhadores com carteira assinada sem conta na Caixa Econômica Federal poderão receber o abono salarial 2020/2021 sem a necessidade de ir a uma agência. A partir de hoje (8), o banco depositará o benefício do Programa de Integração Social (PIS) na conta poupança social digital.

Utilizando o aplicativo CAIXA Trabalhador você tem acesso a informações dos benefícios ao trabalhador de maneira fácil, prática e rápida. Compartilhe essa ideia! As informações que você precisa saber sobre Seguro-Desemprego e Abono Salarial estão nesse aplicativo desenvolvido especialmente para você pela CAIXA.

A consulta de recebimento do PIS pode ser feita através dos meios:

  1. App Carteira de Trabalho Digital;
  2. App Caixa Tem;
  3. Portal Meu INSS;
  4. Atendimento Caixa ao Cidadão → número 0800 726 0207.

Ter exercido algum trabalho remunerado por pelo menos 30 dias no ano-base; Ter recebido até dois salários mínimos no ano-base; Possuir os dados atualizados na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS)/eSocial.