Quem ganha salário mínimo têm direito à revisão?

Perguntado por: oneves . Última atualização: 24 de setembro de 2023
4.6 / 5 5 votos

Já que é possível não apenas revisar aposentadoria ou seja sair de um salário mínimo. para cinco seis mil reais para o teto da Previdência. e também receber um retroativo que é a diferença né entre o que você.

Geralmente, você tem até 10 anos a partir do primeiro dia do mês seguinte ao recebimento da primeira prestação do seu benefício para fazer o pedido de revisão. Por exemplo, se você começou a receber a primeira prestação da sua aposentadoria em 25/04/2022, terá até o dia 01/05/2032 para solicitar a revisão.

Quem pode receber
- Poderão pedir a revisão da vida toda aposentados por tempo de contribuição, por idade, aposentadoria especial, por invalidez, quem recebeu auxílio-doença ou pensão por morte.

Quem não tem direito:
- Quem se aposentou em 2012 ou antes desta data não vai poder pedir a revisão porque já terá prescrito o prazo de 10 anos. - Quem não tinha o tempo de contribuição ou idade para se aposentar até essa data, não tem direito a pedir à revisão da vida toda.

Tem direito a pedir revisão de aposentadoria quem obteve a concessão de um benefício há menos de 10 anos. Esse é o prazo decadencial das revisões. Caso você não saiba, a contagem do prazo começa a correr a partir do primeiro dia do mês seguinte ao início do recebimento do seu benefício.

Como devo consultar um processo no INSS (Passo a Passo em 2023) Para isso basta acessar o site do Meu Inss, clicar em “Agendamentos / Requerimentos” (passo 1) e informar o nome completo, CPF, data de nascimento (passo 2). É bem simples e rápido de acessar, o INSS tem um excelente Portal de acesso (meu.

Os pedidos de benefícios seguem a mesma lógica: prazo de 30 dias para processos envolvendo salário-maternidade e pensão por morte e de 60 dias para os que tratem de auxílio-doença.

Quem tem direito à revisão de toda a vida do INSS
O pedido de revisão da vida pode ser feito por todos os beneficiários que tenham se aposentado por idade mínima, tempo de contribuição, aposentadoria especial, auxílio por incapacidade permanente e pensão por morte.

Nesse “milagre”, somente com uma contribuição, você conseguia ter uma aposentadoria de quase R$ 4.000,00. Contudo, você precisava ter cumprido, no mínimo, 15 anos de contribuição antes de 07/1994 e possuir 65 anos de idade, se homem, e 61 anos e 6 meses de idade, se mulher (em 2022) até o dia 04/05/2022.

Para solicitar Revisão da Vida Toda precisa de advogado? Pronto, agora chegamos na parte que você queria saber, não é mesmo? A resposta para esse questionamento é: sim, para solicitar a revisão da vida toda precisa de advogado. Afinal, o pedido só pode ser feito por meio de uma ação judicial.

Assim, na prática, o pedido de revisão da vida toda só é vantajoso para aqueles que recebiam salários mais altos antes de 1º de julho de 1994. Isso, porque esses valores entrarão no grupo das maiores contribuições feitas ao longo da vida do trabalhador e vão passar a fazer parte do cálculo para a aposentadoria.

Quais os documentos necessários para revisão da vida toda?

  • documentos pessoais (RG e CPF);
  • comprovante de residência;
  • carta de concessão ou até mesmo o processo administrativo da aposentadoria;
  • requerimento contendo o protocolo do pedido de revisão;
  • declaração de hipossuficiência, caso haja o direito.

Solicitar Revisão de Benefício

  1. Pedir o serviço. Entre no Meu INSS; Clique no botão “Novo Pedido”; Digite “revisão”; Na lista, clique no nome do serviço/benefício; ...
  2. Receber resposta. Para acompanhar e receber a resposta do seu processo: Entre no Meu INSS; Clique no botão “Consultar Pedidos”; Encontre seu processo na lista;