O que tem no substrato para orquídeas?

Perguntado por: areal . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 8 votos

As Orquídeas Phalaenopsis precisam de um substrato que drene a água por isso, carvão vegetal aliado a casca de pinus é apropriado. Já para as Orquídeas Paphiopedilum (orquídea sapatinho) os substratos devem reter água então melhores são fibra de coco e musgo esfagno.

Orquídea Cymbidio: Para essa espécie, como a maioria das outras orquídeas, cultivadas em vasos, necessita de substratos para o seu bom desenvolvimento então recomenda-se como substratos a fibra de coco, casca de pinheiro, carvão vegetal e casca de orquídeas.

Em um pacote de substrato para plantas, você pode encontrar itens como areia, húmus, terra comum, casca de pinus, pó de fibra de coco, entre muitas outras coisas — tudo vai depender de qual mistura balanceada seu tipo de planta vai precisar para se nutrir e se desenvolver.

Quando colocado no fundo do vaso ou misturado no substrato, o carvão age como camada de segurança, absorvendo a água depositada no vaso durante a rega e evitando que ela fique acumulada no fundo.

Adubo balanceado tipo NPK 20-20-20 é o suficiente para o crescimento de orquídeas. Invista em fertilizantes que diluem na água ou adubo sólido. Mas cuidado para não adubar demais!

Você encontra solos específicos para orquídeas, com musgo, substância mais adequada para a planta com uma beleza exuberante. Assim que tiver o substrato em mãos, é só forrar o fundo do vaso com uma camada de pedras ou até de cacos de telhas para facilitar a drenagem.

Quanto ao substrato, que é a base onde os nutrientes para o crescimento são armazenados, opte por misturar diferentes tipos de materiais. Alguns exemplos são carvão, musgo seco, fibra de coco, chips de madeira e até mesmo isopor. O adubo para complementar deve ser rico em elementos como potássio, cálcio e fósforo.

1 medida de folhas secas; ½ medida de húmus de minhoca. Pique muito bem as folhas secas — elas deixarão o substrato mais leve e, conforme forem se decompondo, fornecerão nutrientes para a planta. Agora, basta misturar muito bem todos os ingredientes e despejar dentro do vaso onde você vai plantar sua suculenta.

Os carboidratos e gorduras, quando combinados com o oxigênio das células, constituem os principais substratos de energia durante o repouso.

Na natureza, encontramos terrenos mais rochosos, arenosos ou úmidos, que são indicados para diferentes tipos e espécies de vegetais. Isso é o substrato: a base onde a planta cresce. Quando preparamos um vaso, precisamos ter esse mesmo cuidado.

Salvo casos de orquídeas rupícolas, aquelas que naturalmente crescem em pedras, não tem sentido usar apenas carvão como substrato.

Mas como é possível fazer deste composto um adubo para o cultivo das suas plantas? Bem, primeiro você vai precisar separar o carvão e cortá-lo em pedaços pequenos. Depois coloque-os em um saco e feche-o para bater e amassar os pedaços. Esse processo irá facilitar a absorção dos nutrientes por parte do solo.